|
|
Página Principal : Linguística
Turno Conversacional
Publicidade
Paulo de Tarso Galembeck começa seu ensaio falando da principal característica da conversação que é ?o fato de que os interlocutores alternam-se nos papéis de falante e ouvinte?. O turno conversacional é ?a participação de cada um dos interlocutores?, ou seja, é o exercício da fala, quando um interlocutor passa de ouvinte a falante ele dá início ao seu turno. Depois da definição, a primeira questão sobre o turno conversacional desenvolvido por Galembeck é a questão da simetria e assimetria, ou seja, se os interlocutores contribuem igualmente para o desenvolvimento do tópico conversacional (assunto) e para a iniciação de novos tópicos, ou se um dos interlocutores desenvolve um papel diferenciado efetivamente desenvolvendo o tópico enquanto o outro apenas acompanha o que está sendo dito. Quanto aos tipos de turnos Galembeck diz que o turno pode ser nuclear ou inserido.O turno nuclear ?possui um valor referencial nítido, ou seja, que veicula informações?. É o turno nuclear que efetivamente desenvolve o tópico conversacional. São turnos nucleares todos aqueles que trazem algo de novo a conversação. Já o turno inserido ?não tem um caráter referencial, ou seja, não desenvolve o tópico?. Tem como função apenas demonstrar que o interlocutor que não está de posse do turno naquele momento ?acompanha, monitora e vigia? o que o outro interlocutor está dizendo. Os turnos inseridos podem ter função interacional, demonstrando que o interlocutor está acompanhando e/ou concordando com a exposição que está sendo feita pelo outro interlocutor e que ?o canal de comunicação está aberto e que, assim, o falante pode continuar a sua fala?. São exemplos de turnos inseridos com função interacional as expressões uhn, uhn, né? Certo? etc. Algumas vezes o turno inserido também contribui para o desenvolvimento do tópico, mas isso acontece ?incidentalmente?, em geral, resumindo as palavras de seu interlocutor. Outra questão abordada por Galembeck em seu ensaio é a troca dos falantes, já que essa é a principal característica da conversação. O autor apresenta duas possibilidades para que essa troca aconteça: a passagem e o assalto. Na passagem do turno ?a colaboração do outro interlocutor é implícita ou explicitamente solicitada?, podendo essa passagem ser requerida, quando o falante encerra seu turno com uma pergunta do tipo né?, não é?, entende?, buscando a confirmação do ouvinte, ou consentida, que ?corresponde a uma entrega implícita?, embora o interlocutor não solicite ao ouvinte que este tome posse do turno, ele indica, geralmente com uma pausa, que já concluiu o seu. No assalto ao turno a intervenção do ouvinte não é nem implícita nem explicitamente solicitada, na verdade a intervenção simplesmente invade a fala do interlocutor de posse do turno. O assalto também pode acontecer de duas maneiras: com deixa e sem deixa. No assalto com deixa, o ouvinte invade a fala do interlocutor num momento de hesitação, pausa ou alongamento, enquanto no assalto sem deixa a entrada é ?brusca e inesperada?, pois não houve nenhuma hesitação do falante. Galembeck fala também sobre a sustentação do turno, caracterizada pelo preenchimento das ?brechas? ocorridas durante a fala com marcadores do tipo entende? não acha?, que buscam a aprovação do ouvinte, repetições de palavras ou sílabas, alongamentos, e elevação da voz, para que o ouvinte entenda que o falante ainda não encerrou seu turno. Com esses recursos ele mantém a posse do turno. O autor conclui dizendo que ?o estudo da tipologia do turno conversacional e dos processos de gestão do mesmo revelam que a conversação tem por característica intrínseca o dinamismo?, e é esse dinamismo que impede que regras rígidas sejam estabelecidas e totalmente aplicáveis a um texto conversacional.
Veja mais em: Linguística
Artigos Relacionados
- Marcadores Conversacionais
- Sun Tzu Para O Sucesso
- Língua Falada E Língua Escrita
- Http://www.tudoagora.com.br
- Pragmática - Dimensão Accional Da Linguagem
- Eleições 2008, Começa A Corrida Rumo A 2010
- O Que é Gramática?
|
|
|
| |