PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


Tecendo a Liderança Humana - O Visionário


Publicidade



?Se o homem persistisse em sua loucura, tornar-se-ia sábio?.  William Blake (1757 ? 1827) romancista inglês.


O bobo, ou melhor dizendo, o louco era conservado nas cortes de antanho. Na Grécia, acreditava-se que o fato de ter um bobo (louco) em casa afastava o mau olhado. Os Reis o utilizavam como espião, personagem privilegiado, o louco podia misturar-se facilmente a qualquer grupo que estivesse mexericando ou avaliando a situação política. O louco era bem recebido em toda parte.
No âmago do Homo sapiens sapiens lateja a loucura sapiente, mas é no Líder Visionário que ela desperta e explode como uma bola de fogo, uma energia universal irradiante, uma energia excitável, entusiástica e que, através da sua luz, dá colorido ao mundo dos homens. O núcleo dinâmico de sua energia psíquica é automotivada, motivadora e inspiradora. É um verdadeiro canal de vida. Através do seu poder, extra-sensorial, o Líder Visionário liga dois mundos - o mundo contemporâneo e temporal do cotidiano, onde quase todos nós vivemos a maior parte do tempo, e o mundo não-verbal e atemporal da imaginação que visitamos de quando em quando. O Visionário move-se livremente entre esses mundos, e sem dúvida, lá se funde com a essência central da psique, o Homem Cósmico.

Com seu espírito imaginativo, criativo e irradiante alguns líderes visionários trouxeram ao lume o gênio humano entre os homens, notavelmente na linha do tempo delimitada entre os sécs. XV e XVI, este período foi denominado pelos historiadores como o Renascimento. Para citar, apenas, alguns destes gênios, renascentistas, menciono Leonardo da Vinci (1452-1519) pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc; Michelângelo Buonarroti (1475-1564) destacou-se em arquitetura, pintura e escultura; Giordano Bruno (1548 - 1600), Filósofo, astrônomo e matemático, importante pelas suas teorias sobre o universo infinito e a multiplicidade dos sistemas siderais, no que rejeitou a teoria geocêntrica tradicional e ultrapassou a teoria heliocêntrica. Entretanto, objetivando transparentar o Líder Visionário, quero destacar o francês, Michel de Notredame (1503 - 1566), mais conhecido por Nostradamus, seu nome alatinado. Formado em medicina, alcançou a fama e recebeu honrarias por debelar em duas ocasiões a epidemia da "peste negra". Porém, o que notabilizou e imortalizou este famoso médico foi o seu controvertido dom da predição, através do qual legou "As Centúrias" (são 12, escritas em quadras, com versos de 10 e de 12 sílabas); "Presságios" (141 quadras); Predições (58 sextilhas). Polemizado pelo caráter de suas predições, algumas são claríssimas, mas outras são enigmáticas e tão difíceis, que, só quando se realizam o que elas dizem, é que se vê bem o sentido que encerram. A Nostradamus foi creditado entre outras coisas, a predição do reinado de Napoleão, a bomba atômica, o pouso na lua e o assassinato de John F. Kennedy. Em episódios pivôs da história contemporânea, a subida ao poder de Adolf Hitler, e recentemente, a destruição das torres gêmeas do Centro de Comércio Mundiais. Também predisse a própria morte nos "Presságios", o que realmente sucedeu.


"Fausto, inquieto, na poltrona, junto à mesa de trabalho, lamenta o seu destino; diz que estudou várias ciências, que não tem dinheiro, nem glória nem poder; por isso entregou-se à? magia ?, para ver se pode, enfim, positivar qual seja a essência do Universo". Depois, diz a si mesmo, observando o lema de Nostradamus "A Deo, a natura", isto é, que a inspiração de Deus e a influência dos signos do zodíaco, que Deus e a natureza são os grandes mestres do homem... Do "Fausto" (1ª parte; 1º ato) do genial Johann Wolfgang von Goethe (1749 - 1832).


Acredito firmemente que, ainda nesta primeira década do século XXI, será edificada a teoria das leis que governam as competências essencialmente humanas, com especial atenção à percepção extra-sensorial, aquelas pertencentes ao chamado 6º sentido, tão comum aos poetas (vidente), aos que se dedicam às belas-artes, e a todos os indivíduos engenhosos, que revelam o gênio artístico, talentoso, astucioso e artesão. A partir de então, a Liderança humana Visionário pululara em nosso planeta, e nós - Líderes Visionários - desvendaremos os próprios segredos através dos sonhos e da imaginação.



Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- Andy Warhol
- Giordano Bruno
- Michelangelo
- Qual Deus? Qual Igreja? A Verdade é A Vida!
- Neosistema Quais Coisas Importantes.
- O Renascimento
- Antecipando O Futuro, Os Caminhos Para A 3a. Grande Guerra


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online