Página Principal : Filosofia
Antropologia: Uma Introdução
Publicidade
Todas as culturas, sejam elas simples ou complexas, possuem de alguma forma, grande quantidade de conhecimento, que foram e que serão transmitidos de geração a geração. Basicamente temos quatro tipos de conhecimento: popular, filosófico, religioso e o científico.
Conhecimento popular - é adquirido através de precedentes e de experiências vividas anteriormente, ou seja, geralmente não existe uma norma ou regra escrita, é passada de pai para o filho através da própria tradição local. Este tipo de conhecimento depende de valores pessoais de cada um, surge do conhecimento e das tentativas e pode ser obtido através da observação.
Conhecimento religioso - tem suas bases em aspectos divinos e sobrenaturais, é uma crença que depende de sua aceitação como verdadeira e consiste em não ser comprovada cientificamente. Este tipo de conhecimento possui conotação emocional, embora seja intelectual.
Conhecimento filosófico - pode-se dizer claramente que é racional procura discernir o certo e o errado, e também é o resultado único e exclusivo do uso da razão. Este tipo de conhecimento não pode ser verificado, pois se atém ao mundo abstrato das idéias.
Conhecimento científico - é o conhecimento de tudo o que é real factual e palpável. Este tipo de conhecimento, por lidar exclusivamente com os fatos, pode ser comprovado e experimentado, procura agrupar o saber de maneira lógica e sistemática. Assim, os tipos de conhecimento, apesar de diferentes no contexto, são de igual importância, pois são maneiras diferentes de interpretar a mesma realidade, dependendo do plano de conhecimento em que se está.
Veja mais em: Filosofia
Artigos Relacionados
- A Construção Social Da Realidade
- Metodologia Científica - Guia Para A Eficiência Nos Estudos
- Agnosticismo
- O Pensamento: A Gnosiologia
- Metodologia Científica - Guia Para A Eficiência Nos Estudos
- Conhecimento Científico Versus Conhecimento Popular.
- Filosofia
|
|