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O pensamento lógico estrutura-se a partir de fenómenos
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No mito não há fenómenos, mas a própria natureza que nos é dada e que o mito acredita ser a única realidade. Ex: A realidade é aquela que nós vemos. O mito não problematiza que a realidade poderá ser outra coisa. Para o pensamento lógico uma coisa é a realidade em si (essência, substancia, ser) e a maneira como a realidade nos aparece, como é percebida. O acto de perceber, ter percepção não coincide com a essência da coisa. O modo como a realidade nos aparece chama-se fenómeno. Neste contexto os conceitos são produzidos a partir de fenómenos pretendendo, atingir e representar a essência das coisas. Mas não temos certeza alguma que os conceitos digam, representam a coisa em si. O conceito é uma aproximação da coisa em si. Portanto, o conhecimento há-de ser visto como relativo e não absoluto. E é a sua relatividade que o faz progredir. Essa relatividade permite que cada equacione a realidade em novos termos, produza novos conceitos que poderão explicar de forma mais clara a realidade. No mito não há conceitos neste sentido. Mas há uma conceptualização enquanto se traduz um modo de vida e uma visão geral do cosmos.
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