|
|
Página Principal : Filosofia
Aprende-se a Ser, fazendo
Publicidade
Aprende-se a ?Ser? fazendo
Outro dia, ao abrir o baú da sabedoria, encontrei velhos protagonistas da história da humanidade. Dentre eles Aristóteles que, sem dúvida, navegou, com inegável virtuosidade, na intelectualidade da lógica, da física, filosofia, botânica, zoologia, metafísica etc. Mas, foi à luz de sua célebre frase, ? Aprende-se a fazer fazendo?, que percebi o ser humano por um ângulo diferente, substituindo o verbo ?fazer? pelo ?ser?.
Encontramos o desenvolvimento do ?Ser? quando agimos para modificar alguma coisa que está em desacordo com o nosso modo de perceber ou, simplesmente, melhorar aquilo que, embora não esteja inadequado, possa ser melhorado.
Então, o primeiro momento em que ocorre tal dinâmica é a nossa capacidade de tomar consciência de um fato que se apresenta em nossa realidade, pondo à prova os nossos valores e crenças consubstanciados em um novo paradigma. O segundo traduz a nossa capacidade da vontade, representando a energia que iremos necessitar para descobrir alternativas criativas que atendam à demanda do propósito.
Em todo o processo que nos conduzirá à realização do ?fazer acontecer? serão requisitadas atitudes positivas, coerentes, constantes e contínuas para que aceitemos os riscos inerentes à decisão que pretendemos implementar, minimizando-os ao máximo.
Assim, é necessário estarmos prontos e preparados para transpor todos os obstáculos que surgirão ao longo do caminho, pois os mesmos exigirão, para tal superação, tenacidade e perseverança, consideradas duas qualidades indispensáveis àqueles que desejam, de fato, alcançar sucesso em seus empreendimentos.
A conclusão que podemos chegar é que a vivência que praticamos, como parte integrante do nosso livre arbítrio, nos proporcionará não apenas novos conhecimentos, mas, acima de tudo, um novo nível de consciência de que precisamos para enfrentar as situações restritivas que emergem da nossa realidade e o aproveitamento das oportunidades que nos fortalecerão como seres humanos e nos conduzirão ao sucesso. Assim, da ênfase na conjugação e aplicação do verbo ?fazer?, eu posso demarcar no horizonte do saber do homem-indivíduo uma nova frase: ?Aprende-se a ?Ser? fazendo?.
A partir disso, posso considerar que no presente se concentra o ?poder do agora?, que reúne a experiência obtida na caminhada do passado e os sonhos que determinarão o rumo a ser seguido no futuro, pois ?Eu sou hoje aquilo que fiz ontem; serei amanhã aquilo que fizer hoje?.
Daniel Júlio 14/04/08
Veja mais em: Filosofia
Artigos Relacionados
- Identidade Pessoal
- Antes De Ler O Livro Que O Guru Lhe Deu Você Tem Que Escrever O Seu
- O Livre Arbítrio
- A Humanidade Fará A Sua Escolha
- Os Sete Saberes Necessários à Educação Do Futuro
- Os Sete Saberes Necessários à Educação Do Futuro
- Breve Observação Sobre O Filme Transformers
|
|
|
| |