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ANTROPOLOGIA
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Disciplina Homem e sociedade Profª: Luciana Lira
Origens e debates: entre o cultural e o biológico
-Conciliação entre a unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana:
-O homem sempre mostrou-se surpreso com as diferenças de comportamento entre indivíduos de grupo diferentes: Confúcio quatro séculos antes de Cristo afirmou: ?A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que o matem separados? Heródoto 484-425 a.C: sobre os costumes Lícios da linhagem feminina. Ele tomou como referência sua própria sociedade patrilenear. Marco Pólo falou sobre a habitação, o nomandismo, os hábitos alimentares, etc, dos Tártaros Padre José Anchieta e Montaigne sobre o canibalismo Tupinanbá.
Diferenças culturais na contemporaneidade: Costume do suicídio ritual no Japão harakiri (heroísmo); obesidade como sinal de virilidade entre os ciganos, interdição da carne de vaca, exposição do corpo da mulher aqui e entre os islâmicos, etc.
Determinismo biológico: teorias que atribuem capacidades específicas inatas a ?raças? ou a grupos humanos classificados em tipos. Porém, sabe-se que diferenças genéticas não são determinantes para diferenças culturais. ?Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura se for colada desde o início em situação conveniente de aprendizado?. 1950- Declaração da UNESCO
Diferenças culturais explicadas pela história cultural de cada grupo e não por hereditariedade genética. Dois fatores que conduziram a evolução: faculdade de aprender e sua plasticidade. Cracterpisticas do Homo sapiens. Grupos humanos não diferem em traços psicológicos inatos: inteligência/temperamento.
Diferenças na anatomia e fisiologia de homens e mulheres não explicam diferenças de comportamento. Divisão sexual do trabalho definida culturalmente e não em função de uma racionalidade biológica. Ex: transporte de água pelas mulheres (grande esforço físico); até metade do século passado mulheres não eram aceitas no Banco do Brasil; exército israelense não perdeu nada de sua eficácia com a admissão em massa de mulheres. Endoculturação: processo de aprendizado cultural do indivíduo no grupo em que está inserido. Diferenças não em função de hormônios, mas de educação diferenciada.
Determinismo geográfico: considera que as diferenças dos ambientes físicos condicionam a diversidade cultural Desde a antiguidade várias foram as tentativas de explicações sobre as diferenças de comportamento baseadas nas variações dos ambientes físicos. Inteligência relacionada ao clima: quente e frio; natureza passional e falta de vivacidade. Filosofo francês afirmava que os povos do norte imbuídos do fleuma eram fiéis, leais, crués e sem interesse sexual enquanto os do Sul seriam maliciosos, engenhosos, orientados para ciência, inaptos às atividades políticas.
Teorias desenvolvidas por geógrafos no final do séc XIX E início do XX, ganharam popularidade com a idéia de relação entre clima e dinâmica do progresso. Contra-prova: existência de diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico. Ex: esquimós e lapões; povos que habitam o Parque Nacional Xingu: diferenças na língua, nos costumes, crenças, hábitos alimentares (xinguanos não comem carne de mamífero e Kayabi preferem essa caça).
Diferenças entre os homens não podem ser explicadas nem pelo aparato biológico, nem pelo meio ambiente. A espécie humana rompe suas próprias limitações, dominou a natureza e se transformou no mais temível dos predadores. Difere dos outros animais porque possui cultura
Definição de Tylor buscou abranger todas as possibilidades humanas marcadas por seu caráter de aprendizado em oposição a idéia de aquisição inata, transmitida por mecanismos biológicos. Possibilidade de comunicação oral e fabricação de instrumentos capazes de tornar mais eficiente seu aparato biológico. Locke: mente humana como caixa vazia, dotada de uma capacidade ilimitada de obter conhecimento, através de um processo que chamamos endoculturação. Turgot: capacidade de simbolizar, multiplicar idéias, reter as idéias, comunicá-las e transmiti-las as outras gerações.
Idéias sobre as origens da cultura
O homem produziu cultura a partir do momento que seu cérebro evoluiu dos primatas e foi capaz de assim proceder.
Desenvolvimento do cérebro: na vida arborícola faro perdeu importância, maior capacidade de utilização das mãos. Pegar e examinar um objeto atribui a este significado próprio. Posição ereta, maiores estímulos ao cérebro.
Antropologia: Claude Lvi-Strauss considera que a cultura surgiu com a primeira norma, a saber, a proibição do incesto, padrão de comportamento universal, que ocorre de formas diversas.
Leslie White, passagem da natureza à cultura ligada à capacidade do homem de gerar símbolos. O comportamento é antes de tudo simbólico, chave para a participação do indivíduo no mundo. Símbolo: forma física aliada ao significado que só é possível conhecer através da cultura que o criou. Processo evolutivo foi lento e gradual Geertz: Australopiteco ? a maior parte do desenvolvimento cortical humano foi posterior ao início da cultura?. Homem não é apenas produtor da cultura, mas produto da cultura. A cultura desenvolveu-se, pois, simultaneamente com o próprio equipamento biológico e é, por isso mesmo, compreendida como uma das características da espécie, ao lado do bipedismo e de um adequado volume cerebral.
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