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Posições - Defesa de Amiens
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Althusser considera que o pensamento de Marx é um pensamento inaudito e revolucionário. É inaudito por ser uma primeira tentativa de aproximação à ciência da história, revolucionário, dado que, acarreta várias alterações no pensamento da sociedade, fornece ?à filosofia elementos para assumir e transformar a sua prática<1>?. Althusser no seu texto refere-se à última instância, ao conhecimento e anti- humanismo de Marx. A última instância é a defesa da economia como o constituinte da sociedade, o homem não constitui a sociedade. O tópico marxista refere-se a realidades dadas, usa a metáfora do edifício para demonstrar o conceito de última instância. Há um conjunto estruturado que supõe uma base que determina a superstrutura. Esta base é comandada pelas relações de produção e já não pelo homem. A base é contraditória porque pode ser determinada por outras instâncias. A última instância na determinação tem uma duplicidade: ?demarca Marx radicalmente de todo o mecanismo e abre na determinação o jogo das diferentes instâncias<2>?. Em Marx existe um todo e não uma totalidade, como com Hegel. Refere-se a um todo porque trata-se da existência de uma superstrutura assente na base, supõe o primado do materialismo. Marx pensa as diferenças existentes como reais, trata-se de diferenças a nível da eficácia da última instância. A categoria de totalidade de Hegel supõe a lógica de origem, onde se encontra o gérmen, o todo é a categoria de Marx, porque implica a ?independência de um elemento<3>?, que mais não é que a sua dependência. A economia é o determinante da luta de classes, a luta de classes prolonga-se por vários níveis. O desenvolvimento ocorre de forma desigual, e é esta desigualdade que possibilita o movimento. Na questão do conhecimento Marx aproxima-se de um Espinosa. Não há um sujeito no conhecimento, no sentido ontológico. O necessário é um indivíduo metafísico que é determinado pelo conhecimento. O conhecimento ocorre segundo um processo de três generalidades, a primeira é a matéria-prima, a segunda são os instrumentos de produção, que ao trabalhar sobre a primeira possibilita o conhecimento que é a terceira generalidade. Para Marx o conhecimento ocorre do abstracto para o concreto, ?é o conhecimento de um objecto real<4>?. O objecto real tem primazia perante o objecto do conhecimento, é uma defesa da tese materialista. Em traços gerais, o conhecimento deve realizar-se como se fosse uma situação de produção. Marx afirma que o trabalho vivo deve acrescentar novo valor às matérias para ser possível a conservação do trabalho morto nos meios de produção sendo transmitido ao produto, que acaba por ser a ?adição dum novo valor que mantém o antigo<5>?. O último ponto referido por Althusser sobre Marx é o anti-humanismo. Marx era um defensor de Feuerbach, porém vai refutar essa teoria Feuerbachiana. Marx rompe com o humanismo teórico é assim o início de uma nova etapa no pensamento de Marx, o seu humanismo é filosófico. Segundo Marx ?o que determina em última instância uma formação social e o que permite o seu conhecimento<6>? é a relação de produção. A relação de produção realiza uma união entre a base e a infra-estrutura. É uma relação entre grupo de pessoas e meios de produção. Os homens são encarados como ?suportes? de relações ou como ?portadores? de alguma função no processo de produção. O processo de produção é determinado pelas relações de produção. As relações de produção estão submetidas à lei de exploração. Trata-se de leis que apresentam relações antagónicas, provocam a luta de classes. São as relações de produção que estão na base do desenvolvimento e do conhecimento. A última instância, no contexto do anti-humanismo, surge como esclarecedora da diferença e desigualdades presentes nas lutas de classes. Lutas essas que passam pelas instâncias da superstrutura, a todos os níveis. ?O anti-humanismo teórico de Marx no materialismo histórico apresenta a recusa a fundar a explicação das formações sociais e respectiva história<7>?. Marx não considera o homem como o ponto de partida, isto para que possa alcançar os homens no seu concreto, e o conhecimento das leis que regulam quer a vida quer as lutas entre os homens concretos. ?Marx mostra como cada relação marca os homens na sua vida concreta, orientada pelas formas e efeitos da luta de classes<8>?.
<1> ALTHUSSER, Louis, Posições, ?Defesa de tese de Amiens?, pág. 139, Horizonte Universitário. <2> ALTHUSSER, Louis, Posições, ?Defesa de tese de Amiens?, pág. 142, Horizonte Universitário <3> ALTHUSSER, Louis, Posições, ?Defesa de tese de Amiens?, pág. 148, Horizonte Universitário <4> ALTHUSSER, Louis, Posições, ?Defesa de tese de Amiens?, pág. 155, Horizonte Universitário <5> O Capital, Edtions Sociales, t.1, pág.199, in ALTHUSSER, Louis, Posições, ?Defesa de tese de Amiens?, pág. 159, Horizonte Universitário <6> ALTHUSSER, Louis, Posições, ?Defesa de tese de Amiens?, pág. 165, Horizonte Universitário <7> ALTHUSSER, Louis, Posições, ?Defesa de tese de Amiens?, pág. 169, Horizonte Universitário <8> ALTHUSSER, Louis, Posições, ?Defesa de tese de Amiens?, pág. 170, Horizonte Universitário
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