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O que é autoridade? (parte I)
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Hannah Arendt (1906-1975), filósofa, estudou filosofia e teologia com Heidegger, Bultmann e Jaspers. Em 1968 tornou-se professora de Filosofia na New School for Social Research, em Nova York. Entre as influências que recebeu e que repercutem em sua obra encontramos Kant, como um pensador ao qual ela dedicou muito de suas reflexões. O pensamento de Arendt se ocupa da Filosofia Política. Política para os escritos dela trata-se da atividade pública original. Arendt não se preocupou em responder às questões mais atuais dos complexos problemas políticos de que tratava a ciência política da época, tais como elites, partidos, poderes, etc.. Sua principal ocupação foi " ...uma introdução àquilo que a política é originalmente e com que condições fundamentais da existência humana a coisa política tem a ver". Seu pensamento é independente e original, não se pode classifica-la nem à direita nem à esquerda no debate político público. A Política foi examinada por ela segundo dois eixos: a liberdade e a espontaneidade. A concepção que a inspirou foi a polis grega. Para ela a Política só pode ser pensada como liberdade no espaço público. A Política surge no mundo público, isto é, no espaço da palavra e da ação, e esta condição é que possibilita a liberdade. No espaço público, em contato com os outros homens, o homem conquista sua liberdade, problema inerente ao cerne da Política, e que se diferencia da liberdade interior ? diálogo do eu consigo mesmo -, esta, conceito metafísico que para ela é derivado do lugar que se ocupa no mundo público, dado que a consciência da liberdade tem como pressuposto a interação com os outros. "A política baseia-se na pluralidade de homens", nos diz1 , e trata da convivência dos homens, isto é, das diferenças entre eles. A política não é profunda, é da sua natureza ser superficial. Não existe uma substância política original nos homens, sua natureza é interelacional, o que significa que ela se produz fora dos homens, no espaço interior às suas relações. Como a ação é requerida, e a liberdade pública traduz-se, também, pela capacidade humana de criar, experimentar e alavancar as instituições, o conceito de autoridade se insere nesse contexto como o sentido que os acontecimentos resultantes da ação tomam. 2 Nas palavras de Celso Lafer2: "Autoridade se deriva do verbo latino augere ? aumentar, acrescentar ? e, como observa Hannah Arendt, foram os romanos que nos deram tanto o conceito quanto a palavra. De fato, os gregos procuraram estabelecer um fundamento para a vida pública que não fosse apenas a argumentação ou a força, mas tanto Platão quanto Aristóteles se utilizaram de conceitos pré-políticos para a análise do problema ao transferirem, por analogia, para o campo da Política as relações pais-filhos, senhor-escravo, pastor-rebanho, etc., que não eram relações entre iguais como as que devem nortear a vida política. A busca deste fundamento é, sem dúvida, complicada porque autoridade envolve obediência, e, no entanto, exclui coerção, pois quando ocorre o emprego da força, da violência, não existe autoridade. Por outro lado, por envolver obediência, autoridade se situa no campo da hierarquia e, consequentemente, exlcui a persuasão igualitária que anima o diálogo político. Apesar desta dificuldade, este fundamento é indispensável porque, num determinado momento, o processo político exige uma escolha entre diversos argumentos.(...) No contexto do conceito romano, cujo grande achado foi o de ter ancorado o coneito de autoridade no fato político do inicio da ação conjunta, o que a ação política faz é acrescentar, através dos feitos e acontecimentos, importância à fundação da comunidade política e vida às suas instituições." O problema específico da autoridade é tratado por Arendt no capítulo 3, do livro "Entre o passado e o futuro", escrito em 1954, e sua questão é saber qual é a relevância desse conceito numa época em que se romperam os vínculos com a tradição .(continua na parte 2)
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