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O Sobrinho de Rameau
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Este é um diálogo filosófico aos estilo dos primeiros filosofos sobre música e, por extensão, sobre a arte em geral. Discute o que faz um sujeito genial em seu processo de criação, muitas vezes constratando com a vida pessoal desses chamados notáveis. Diderot, ressuscita assim, a maneira pela qual os antigos gregos deixavam seu legado filosófico. É também uma sátira contra a sociedade burguesa da época, bem como, uma crítica aos partidários da música tradicional francesa que não viam com bons olhos a invasão da então música italiana. Além disso, Diderot declina os nomes de todos os seus desafetos e adversários no campo filosófico; ora revidando ataques ora lançando mão do tom irônico. O titulo do livro se reporta ao grande músico francês Jean-Philippe Rameau, autor de tratados sobre teoria musical e compositor. O diálogo, no entanto, se dá com o sobrinho deste músico, um boêmio sem teto que vive de expedientes, mas que entende de música e de arte. Nesse contexto, os dois discutem aspectos da música e da arte, de modo particular da Ópera, Balé e outras expressões artísticas.
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