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Ensaio - Direitos dos animais
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Correcto ou incorrecto? Os seres humanos são seres racionais, capazes de comunicar através de uma língua. Correcto. Os animais não racionais são capazes de comunicar através da sua própria linguagem. Correcto Os seres humanos são capazes de analisar uma situação problemática e pensar numa solução, com base em experiências anteriores. Correcto. Os animais não humanos, numa situação de perigo agem segundo instinto, lembrando-se, muitas vezes, de situações semelhantes no passado. Correcto. O que estou a tentar provar com estes raciocínios simples é que não há assim tanta diferença entre animais racionais e não racionais. A principal diferença do Homem é que ele é capaz de utilizar e interligar memórias e dados adquiridos para a produzir uma ideia, enquanto que os animais têm apenas a capacidade de recordar um acontecimento e, de certa forma, aprender a agir nesse momento. Por exemplo: os animais no circo são capazes de decorar um movimento e efectuá-lo quando confrontados com uma determinada situação no seu número. Não havendo uma distinção tão nítida entre o raciocínio do Homem e o instinto, antepassado do raciocínio, dos animais, o ser humano deixa de poder ser colocado num altar do Reino Animal. Nós apenas tivemos, em alguma altura da nossa evolução, a sorte de ter bons genes. Consideremos, agra, o Homem como outro animal qualquer. Seria agora moralmente aceitável que ele matasse, digamos, um coelho ou uma vaca para se alimentar? Eu diria que sim. E aqueles que acreditam que não, deveriam dedicar-se à captura dos «transgressores» que matam coelhinhos inocentes como as raposas ou outro predador qualquer. Não quero dizer, com isto, que devemos matar coelhos só porque as raposas o fazem. Eu concordo plenamente que, se os animais têm o «direito natural» para matar a fim de satisfazer uma das suas necessidades mais importantes, a fome, também nós temos. Se se acreditar que os animais não humanos têm alguns direitos, ou até os mesmos direitos que os humanos, então é correcto dizer que podemos capturar animais para satisfazer as nossas necessidades básicas. Mas a componente «matar um animal» torna-se injusta quando é praticada fora do parâmetro referido em cima. Tal como não achamos correcto que outra pessoa seja utilizada com «brinquedo» de outra ou apenas para satisfazer os seus desejos supérfluos, também não serão, ou não deveriam ser moralmente aceites as toradas e caças desportivas, pois ambas se enquadram no campo da diversão, mais do que da necessidade. O ser humano tem o direito de matar os animais necessários à sua sobrevivência (e à da sua espécie). Correcto. O Homem pode matar animais para seu próprio benefício e para satisfazer alguns caprichos (dinheiro, diversão?). Incorrecto.
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