|
|
Página Principal : Filosofia
?A Teoria Hermenêutica de Betti?
Publicidade
25/11/05 JOSEF, BLEICHER. Hermenêutica Contemporânea. O Saber da Filosofia. Edições 70, Rio de Janeiro ? RJ.
Comentário acerca do Capítulo 2: ?A Teoria Hermenêutica de Betti, pág. 45-75?.
Betti, através da análise da teoria hermenêutica propôs um novo método de pensamento. Através da análise do Verstehen, com método adequado à repetição de que o autor sentiu ou pensou inicialmente. Betti procurou adquirir um conhecimento do processo de compreensão geral i, e., de maneira como somos capazes de transpor para a forma que compreendemos a nós próprios e ao nosso mundo um conjunto de significados criados por outrem (Bleicher, pág. 14). O autor vai desenvolvendo a sua teoria diante da problemática hermenêutica entre sujeito e objeto, subjetividade e objetividade.
O autor apresenta a sua teoria geral da interpretação, apontando a estrutura da mente mostrando que o sujeito adquiriu a capacidade de reconhecer valores que remete a si mesmo, a partir do instante que se deixa conduzir pelo espírito insaciável do conhecimento, ou seja, o espírito criativo. Toda pessoa humana que é um sujeito está ?envolvido num processo contínuo da aprendizagem e auto-reconhecimento, através de sua comunicação como significativas? (Bleicher, pág.47), sendo que o aprendizado que o sujeito possui através da comunicação estar sujeito a mudanças.
Considerando um dos caracteres importantes na teoria hermenêutica de Betti aponta-nos que suas formulações metodológicas, devem ser consideradas frente ao caráter da interpretação. Para aperfeiçoar a prática hermenêutica é preciso entender os valores espirituais, com apoio da objetividade real dos objetos palpáveis, que seriam transmitidos para mente onde se tornaria real a construção de um trabalho literário, uma obra de arte e muito mais.Betti recorrendo à filosofia da linguagem, conclui que a linguagem é o único meio para investigar o mundo ideal.
Entrando na área da epistemologia, Betti comenta que ?começamos a nossa atividade interpretativa sempre que nos parece formas perceptíveis através da qual uma outra mente, que se objetivou nelas, se dirigiu à nossa compreensão; o objetivo da interpretação é compreender o significado destas formas, descobrirem a mensagem que nos querem transmitir? (Bleicher, pág. 48). A epistemologia é designada para apresentar o estudo crítico das ciências naturais e matemáticas<1>. A força do carácter epistemológico vem fazer uma reflexão sobre a posição do sujeito na construção da ciência, e colocar como mais clareza a posição da consciência da peculiaridade do conhecimento científico em relação ao conhecimento filosófico.
A hermenêutica buscando compreender os fatos, com auxilio do pensamento transforma a linguagem ?numa presença viva? (Bleicher, pág. 51). Diante de sua compreensão constatamos que o ato da fala e o ato da escrita só ocorrem no dia-dia, relação entre as pessoas e no contato físico. É por isso, que o sujeito que lê textos e elabora projetos precisa manter uma relação intrínseca com o material que é trabalhado, analisado, questionado e elaborado, tornando possível compreender melhor umas das funções da hermenêutica: ?Interpretar, em face de sua função é tornar compreensível<2>?.
<1> Logos. Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia.Parte 2: E-I. Verbo ? Lisboa / São Paulo, pág. 115.
<2> BETTI Apud Bleicher, , pág. 52.
Veja mais em: Filosofia
Artigos Relacionados
- Subjetividade, Argumentação E Polifonia
- Extensão Ou Comunicação
- A Completude Do Ordenamento Jurídico.in:teoria Do Ordenamento Jurídico
- Teorias Da Interacção
- Conceito De HermenÊutica, InterpretaÇÃo JurÍdica, Dieito E Sociedade
- Teoria Pura Do Direito
- A Construção Social Da Realidade
|
|
|
| |