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Círculo Iniciático de Hermes - Shekinah e Metraton II
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Convém acrescentar que, se Mikael se identifica com Metraton como acaba de ver-se, noentanto, ele não representa senão um aspecto; ao lado da face luminosa, há uma face obscura, e estaé representada por Samael, que é também chamado Sâr haôlam. Aqui voltamos ao ponto de partida.Com efeito, é este último aspecto e aquele unicamente que é o ?gênio deste mudo?, numsentido inferior, o ?Princeps hujus mundi?, de que fala o Evangelho?, e as suas relações comMetraton, do qual é como que a sombra, justificam o emprego de uma mesma designação, numsentido duplo, ao mesmo tempo que fazem compreender por que o número apocalíptico 666, o?número da Besta?, é também um número solar13. Apesar disso, segundo Sto. Hipólito, ?o Messiase o Anticristo têm ambos por emblema o leão?, que também é um símbolo solar: e a mesmaobservação podia ser feita para a serpente14 e para muitos outros símbolos. Sob o ponto de vistaqabalístico, é ainda das duas faces opostas do Metraton que se trata aqui. Não temos de alongar-nosacerca das teorias que alguém poderia formular de uma maneira geral sobre esse duplo sentido dossímbolos, mas diremos apenas que a confusão entre o aspecto luminoso e o aspecto tenebrosoconstitui propriamente o ?satanismo?. E é precisamente essa confusão que cometeminvoluntariamente, sem dúvida, e por simples ignorância (o que é uma desculpa, mas nunca umajustificação), aqueles que julgam descobrir uma significação infernal na designação do ?Rei doMundo?15.12 Esta última observação recorda naturalmente estas palavras: - ?Benedictus qui venit in nomine Domini?.São aplicadas ao Cristo que o Pasteur d?Hermas assemelha precisamente a Mikael, de uma maneira que podeparecer bastante estranha, mas que não deve espantar aqueles que compreendem a relação que existe entre oMessias e a Shekinah. O Cristo é também designado por ?Princípe da Pax? e é, ao mesmo tempo, o ?Juiz dosvivos e dos mortos?.13 Este número é formado especialmente pelo nome de Sorath, demônio do Sol e, como tal, oposto ao anjoMikael. Veremos mais adiante outra significação.14 Os dois aspectos opostos são figurados principalmente pelas duas serpentes do caduceu. Na iconografiacristã, estão reunidos na anfisbena, a serpente de duas cabeças, uma das quais representa o Cristo e a outraSatã.15 Assinalemos também que o ?Globo do Mundo?, insígnia do poder imperial ou monarquia universal, seencontra frequentemente colocado na mão de Cristo, o que demonstra por outro lado que é o emblema, tantoda autoridade espiritual como do poder temporal.
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