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A DOUTRINA DE DEUS
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O Único Deus no qual temos crido incondicionalmente. Porque temos experimentado a sua graça salvadora, sabemos que ele existe. Sobre Ele a Bíblia nos ensina: Que Ele é Espírito: Assim sabemos que Ele não depende de espaço ou de tempo. Isto foi o que Jesus quis imprimir na mente da Samaritana, quando disse: "Deus é Espírito" (João 4:24). Não é em algum lugar especial, em algum tempo especial, que temos que adorar a Deus, mas no contato de espírito com Espírito. Deus pode encontrar-se com o adorador num templo ou num monte, mas isto não dependerá desses lugares fisicamente considerados, e sim da atitude da alma.Ele é eterno: Não pode limitar-se dentro do tempo, pois transcende o tempo. Para ele, mil anos são como um dia e um dia como mil anos. Em outras palavras, ele vive na eternidade, considerando-se o tempo apenas uma fase de sua vasta criação.Que Deus É Poder: Deus é INFINITO. Há diversos aspectos do ser e atividades de Deus envolvidas nesta concepção. Ele é TODO-PODEROSO. Ele não conhece limitações. Ele é o CRIADOR DE TODAS AS COISAS. Todos os seres do universo, excluída a sua própria existência que inclui as três pessoas da trindade, vieram a existir pelo seu poder criativo. E Ele é SOBERANO. Ele governa a sua criação. É absoluto no seu poder e domínio. Que Deus É Um Ser Pessoal: Uma pessoa é um ser cônscio de si mesmo e de determinação própria. É isto que distingue uma pessoa de uma coisa. Ser autoconsciente é exercer pensamento, sentimento, vontade e saber que estas atividades estão sendo exercidas. Deus faz uso de sua mente infinita, sabendo todas as coisas; ama e tem emoções; escolhe, exercendo a sua vontade infinita. Porque cremos em um Deus assim, nós oramos a ele, procuramos o seu conselho, o amamos, o adoramos e cremos que ele nos encarrega de certas tarefas, responde às nossas orações, dá conselhos e dá provas abundantes do seu amor para conosco. Uma experiência assim, só pode existir entre pessoas. E, porque Deus é uma pessoa, pode fazer-se conhecido a nós. Porque somos pessoas, podemos receber a revelação e ter com ele uma relação pessoal. Tal não aconteceria se Deus fosse menos que uma pessoa.Que Deus É Amor: À medida que refletimos sobre a nossa própria experiência, desenvolve-se em nós a convicção de que Deus deveria ter sido movido por um grande amor no executar a sua salvação. A nada mais poderia ser ela atribuída. Esse amor é demasiado grande para proceder de outra fonte que não o próprio Deus. É inerente ao seu próprio caráter. "Deus é amor" (João 4:8). Que Deus É Justiça:Essa palavra descreve o caráter de Deus que se conforma a um padrão que é justo. Com Deus, a justiça é levada a um grau infinito e que é inerente à sua própria natureza. Ele faz tudo corretamente com a sua natureza justa. A justiça de Deus pode ser vista como FIDELIDADE, isto é, Deus é leal ao direito e à verdade em tudo o que diz e faz; como PUREZA, no sentido de que ele é absolutamente puro, não havendo pecado ou defeito nele; e como RETIDÃO, uma vez que Deus julga tudo eqüitativamente. Cremos, assim, que o seu governo é isento de parcialidade, preconceito ou erro de qualquer sorte.Que Deus É Verdade:A verdade é inerente nele. Ele á a origem, a base e o objeto de todo conhecimento. Qualquer linha de conhecimento, se for seguida até à sua última fonte, conduzirá a Deus. Assim sendo, o padrão da verdade é Deus.Que Deus É Uno: O princípio cristão acentua a unidade de Deus e o distingue da natureza. Chama-se isto monoteísmo. Deus é uno. Tudo na natureza indica que um Deus criou e governa o universo e a vida. Em tudo há harmonia, simetria, concordância. A evidência na Bíblia é abundante. Israel foi instruído para amar e adorar a Deus como uno e o conheceu pelo nome de Jeová, que significa sua existência absoluta. No Novo Testamento a evidência aponta inconfundivelmente para um Deus único. Jesus veio revelar Deus e afirmou insistentemente que ele e o Pai são um. Que Deus É Trino: Este Ser que é o único Deus verdadeiro e vivo, é-nos conhecido como três pessoas em uma só essência. No Velho Testamento não se acha desenvolvida a idéia da Trindade. Deus é conhecido nele como aquele que criou, mantém e governa. Há várias manifestações, mas só um Deus. No Novo Testamento se dá a essência da doutrina da Trindade. Deus o Pai é revelado no Filho e Deus o Espírito Santo faz a revelação completa e eficaz. Não obstante, Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo são somente três manifestações pessoais de um só Deus. Só um. Isto não é triteísmo "três deuses" mas, sim TRINDADE, três pessoas em uma divindade.
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