|
|
Página Principal : Estudos de Religião
A II Conferência: Medellín (1968)
Publicidade
A II Conferência: Medellín (1968) Autor: Ricardo Henrique Oliveira Santana Antes de comentar o aspecto observado em Medellín, queremos apontar o acontecimento da primeira conferência do CELAM que foi realizada no dia 25 de julho a 4 de agosto 1955 no Rio de Janeiro, convocada pelo Papa Pio XII. O CELAM denunciava que ?os mais graves inimigos do catolicismo na América Latina: protestantismo, o comunismo, o espiritismo e a maçonaria? <1>. Só que esta conferência não teve muita divulgação. A Conferência de Medellín foi iniciada a partir do discurso de S.S Paulo VI na abertura do evento em agosto de 1968, na a segunda maior cidade da Colômbia em importância econômica e a terceira em população. As 16 comissões subcomissões da conferência evidenciam bastante a situação vergonhosa do povo carente que cada vez mais é esquecido.
O que marcou a reflexão de Medellín: - Profunda renovação Espiritual - Generosa caridade pastoral; - Autêntica sensibilidade social Em Medellín a Igreja convida a todos a experimentarem a comunhão; a igreja precisa saber utilizar sua sapiência , para fermentar ainda mais a participação do povo de Deus na vida eclesial e social. Orientações que constitui o pensamento da Conferência: 1º) Orientações Espirituais: O teólogo deve ser que preserve o conteúdo do Magistério Eclesiástico, sem criar um pensamento que alimente a dissidência. 2º) Orientações Pastorais: ?Aos conselhos Presbiterais e Pastorais (...); procure-se interessá-lo nas questões do ministério diocesano e apoiá-lo em suas necessidades;ponha atenção em recrutar e formar os seminaristas?. (Conclusões da Conferência de Medellín: 2004, p.19) 3º) Orientações Sociais: Se deve recordar a importante carta encíclica Populorum Progressio (1967) do Papa Paulo VI, de cunho social que trata de temas como a fome, a miséria, as doenças endêmicas e a má distribuição de renda. No caminho pastoral o papel dos pastores é promover o bem dos fiéis, e alimentar o espírito de missão (Promoção Humana). Se deve ter muito cuidado com as ideologias, ou seja, ?o marxismo ateu, nem o dia da rebelião sistemática, nem muito menos o do derramamento do sangue e o da anarquia? <2>. A mensagem aos povos da América Latina, traz fatores históricos que marcam a sua história, pois Medellín viveu o processo de colonização, de libertação e organização. Os compromissos assumidos pela Igreja latino americana, em 6 de setembro de 1968 foram: Promover o valor seguro que a família merece; Aperfeiçoar o processo de educação, para despertar os valores humanos que todo homem e mulher merece ter; Aprimorar o ensinamento catequético; Intensificar o diálogo com as outras confissões e pessoas que buscam paz. Lutar incessantemente pelo respeito ao ser humano, através da justiça que favoreça o direito à participação na política, economia e cultura.
<1>PARREIRA, Aloísio. Artigo ?CNBB: Consciência eclesial à luz do Concílio Vaticano II. Brasília/DF Disponível em: <htpp://www.emaus.org.br/jornal_artigoasp?codigo=>. Acesso em 5 maio de 2006 às 12h14mm. <2> Idem, p. 23.
Veja mais em: Estudos de Religião
Artigos Relacionados
- Fidei Depositum (depósito Da Fé)
- Os Grandes Acontecimentos Religiosos
- Reflexões Sobre A Coexistência Pacifica
- A Verdade E As Formas Jurídicas
- Documento Papal - Reafirma Valores Nunca Abolidos
- 50º Congresso Une
- A Mulher E A Religião
|
|
|
| |