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TEOLOGÚMENO


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24/03/06

TEOLOGÚMENO
Termo que significa em primeira instância uma proposição teológica que não pode ser considerada imediatamente como doutrina oficial da Igreja, como proposição dogmática que obriga a fé, sendo que, porém, é antes de tudo resultado de expressão do esforço por entender a fé buscando conexões entre as proposições obrigatórias de fé (analogia da fé) e confrontando doutrinas dogmáticas com a experiência e o saber (profanos) de um homem (o de um tempo determinado). Não é necessário que tal proposição se distinga materialmente de uma tese de fé propriamente dita. Pode também estar contida implicitamente nessa tese de fé, no horizonte intelectual em que ela se anuncia, e na origem histórica do instrumental conceitual, etc. <2>
Evangelho Mt 2, 1-12

O próprio relato encerra um grande alcance teológico: Jesus é o verdadeiro & laquo;rei» que merece ser procurado e adorado por todos; a Ele acorrem, vindas de longe, gentes guiadas por uma estrela e pela Escritura; ainda menino e sem falar, já divide os homens a favor e contra Ele; a homenagem que Lhe prestam os Magos é a resposta humana ao «Emanuel, Deus conosco»; n?Ele se cumprem as profecias que falavam da vinda de reis e de todos os povos a Jerusalém (Is 60 e Sl 72). Mais ainda, ao nível da própria reação de Mateus, o relato ilustra a teologia específica do evangelista: sendo este Evangelho dirigido aos judeos-cristão, confrontados com a Sinagoga, que não aceita Jesus, o episódio dos Magos documenta bem a teologia do «messias rejeitado», pois Jesus, logo ao nascer, encontra a hostilidade do poder e a indiferença das autoridades religiosas; é também uma ilustração das palavras de Jesus, «virão muitos do Oriente» (Mt 8, 11).

Em face de tudo isto, o estudioso não pode deixar de se interrogar se não estaremos perante um teologúmeno, uma criação de Mateus para dar corpo a uma ideia teológica. A verdade é que em toda a tradição cristã se deu grande valor à adoração dos Magos e à festa da Epifania. Se detrás disto não há realidade nenhuma, o significado de tudo fica privado da sua base mais sólida.<3>

<<2> RAHNER, Karl. Cf. la bibl. de -& gt; dogma, desarrollo del dogma, -> hermenéutica, -> teologia. Disponível em: <http://www.mercaba.org/Mundi/6/teologumeno.htm> Acesso em: 22 de março 2006, às 12h 45 mm.

<3> Disponível em: <http://www.cliturgica.org/artigo.php?id=320/> Acesso em : 22 de março 2006, às 12h 18mm.


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