|
|
Página Principal : Estudos de Religião
Dai de graça o que de graça recebestes
Publicidade
Resumo do Capítulo ?Dai gratuitamente o que recebestes gratuitamente?, de O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec.
1. É preciso curar as doenças para dar gratuitamente alívio aos que sofrem, assim como é necessário dialogar com os Espíritos endurecidos para ajudar gratuitamente a propagação da fé. 2. Por um lado, Deus concede benefícios e atua com misericórdia sem custo financeiro, donde nenhuma criatura imperfeita está apta a colocar preço à Sua justiça, bondade ou clemência. 3. Por outro lado, a prece é um ato de caridade, um impulso do coração. A eficácia da prece consiste no empenho e no fervor do pensamento de quem ora, consciente da atuação dos Espíritos. 4. Jesus expulsou os mercadores do templo, condenando qualquer forma de comércio dos atos celestiais dentro de uma casa de oração.
5. De um lado, há pessoas que elaboram suas concepções, suas pesquisas, seus trabalhos pessoais. De outro lado, há os médiuns, que são os intérpretes dos Espíritos para instruírem as pessoas, mostrando-lhes o caminho do bem, conduzindo-lhes à fé, através da consolação, de encorajamentos e testemunhos de afeição, a fim de que a luz de Deus chegue a todos.
6. A mediunidade se encontra em todos os lugares. 7. Há duas questões acerca da mediunidade. A seriedade de ambas faz com que o Espiritismo moderno eleve a mediunidade à categoria de missão. 8.A primeira é a questão moral. Os Espíritos superiores requerem condições para se comunicarem com sinceridade, conforme a verdade com que se ocupam. As duas condições primordiais são a seriedade da intenção de quem deseja se comunicar com tais Espíritos e a essência das ligações do médium com os mesmos Espíritos. Tanto a seriedade da intenção da pessoa quanto as ligações do médium devem estar delimitadas pela humildade e abnegação, pelo devotamento e pelo mais absoluto desinteresse moral e material. 9. A segunda é a questão da essência da mediunidade. A mediunidade é uma aptidão ou um recurso completamente incerto, essencialmente móvel, fugidio, variável e inconstante, pois existe apenas com a participação dos Espíritos, de modo que nenhum médium pode garantir uma manifestação espírita, num determinado instante. 10. A mediunidade é uma missão à qual, se for o caso, deve ser dedicado o tempo de que se possa dispor materialmente. Os Espíritos levam em conta o devotamento e o sacrifício do médium, sendo que, na mediunidade de cura, os bons Espíritos transmitem gratuitamente, através do médium curador, o fluido salutar.
Veja mais em: Estudos de Religião
Artigos Relacionados
- Mentiras E Enganos Sobre A Doutrina Espírita
- Sem Nunca Dizer Adeus
- Prece Por Uma Criança Que Acaba De Nascer
- Vários Espíritos Materializados Filmados
- Espiritismo, Tudo Começou Assim...
- Mensagens EspÍritas
- O Corpo E O Espírito Durante O Sono....
|
|
|
| |