|
|
Página Principal : Teoria e Crítica
Multi-culti e seus descontentes
Publicidade
?Multi-culti e seus descontentes?, do crítico de arte americano Robert Hughes, é uma crítica dura ao politicamente correto radical (destacando-se uma crítica a Michel Foucault, na página 103, onde faz acusações metodológicas ao filósofo francês) e ao essencialismo grupal ? étnico, religioso, cultural, etc ?, que Hugues chama de ? multiculturalismo azedo, fermentado pelo desespero e pelo ressentimento?. Desse modo, ele não critica exatamente o projeto inicial ou ?ideal? do multiculturalismo, pois também defende que as pessoas com diferentes raízes podem conviver, podem aprender a ler as imagens de outras, podem e devem olhar além dos limites de raça, língua, gênero e idade sem preconceito ou ilusão, e aprender a pensar no cenário de uma sociedade hibiridizada. Porém, Robert Hughes defende que os grupos mais radicais do politicamente correto estimulam o ? separatismo radical?. Ele também faz uma defesa dos valores do Iluminismo e da tradição européia, considerada não como um monólito. Ele critica a prática contemporânea de depreciar o eurocentrismo, que foi central em sua educação pessoal.
Em que pese seu uso do termo ?multiculturalismo?, que é muito criticado por todos os lados das trincheiras no momento (no Brasil, o termo Crítica Cultural parece ser preferido, juntamente com o termo Estudos Culturais), sua crítica a esse ambiente cultural de epistemologia e prática acadêmica tem consistência e merece atenção. A propósito, ele conceitua multiculturalismo como o assunto obsessivo de nosso estéril conflito entre os dois PCs ? o política e o patrioticamente correto. Para ele, o resultado é a retórica do separatismo radical ou uma cultura da reclamação.
Referência: HUGHES, Robert. Multi-culti e seus descontentes. In: HUGHES, Robert. Cultura da reclamação: o desgaste americano. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 73-124.
Veja mais em: Teoria e Crítica
Artigos Relacionados
- Multiculturalism
- Dez Minutos Do Normal
- Democratização No Brasil (cultura Versus Arte)
- O GuardiÃo Da Arte: Entrevista De Robert Hughes
- Nobel, Nobéis
- Notas Sobre O Sentido De Pós
- A Utopia Brasileira E Os Movimentos Negros
|
|
|
| |