|
|
Página Principal : Teoria e Crítica
Letramento: um tema em três gêneros
Publicidade
Letramento: um tema em três gêneros SOARES, M. UNESCO O texto é dividido em três partes e afirma que para definir Letramento, é essencial considerar as necessidades sociais, ou políticas de cada comunidade, o grau de desenvolvimento do país e do desempenho social de cada usuário da língua. É, pois, o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e a escrever. Diz-se que o indivíduo passa ao estado de letramento quando adquire consciência da função social da língua e experimenta seus efeitos no ato de comunicação. O primeiro gênero ( verbete) é um texto publicado para professores, com o objetivo de elucidar o significado de letramento, o segundo(verbete), procura suscitar, no professor, reflexões para os diversos rumos de aprendizagem.O terceiro (ensaio) é uma monografia elaborada pela Unesco destinada a avaliar e medir letramento e alfabetização.
Veja mais em: Teoria e Crítica
Artigos Relacionados
- Alfabetização E Letramento: Divergências Conceituais
- Apresentação Do Livro: Da Fala Para A Escrita
- Apresentação Do Livro ?livro Didático De Língua Portuguesa, Letramento E Cultura Da Escrita?
- Análise Sobre O Texto ?alfabetização E Letramento? Desafios ...
- ?português ? Uma Proposta Para Letramento? De Magda Soares
- O Discurso Do Analfabeto
- A ?natureza Da Linguagem?
|
|
|
| |