PUBLICIDADE

Página Principal : Teoria e Crítica


Alfabetização e Letramento


Publicidade



Alfabetização e Letramento
Autora:Lemos, Cláudia


Aprender a ler depende de muitos fatores tais como condições reais para que as crianças se tornem motivadas como exposição a contextos narrativos e um de ensino-aprendizagem inteligente, onde professores e crianças possam em conjunto construir o letramento.
Lemos (1998) reflete sobre o caráter irreversível da transformação que se opera em nós pelo simbólico e que atinge nossa própria percepção que faz com que ela leve, portanto, a supor que a escrita é transparente pela exposição de relações entre letras e sons, quer sob a forma de sílabas, quer sob a forma de palavras, quer sob a forma de textos ou do que se supõe que uma e outros ?querem dizer?.
É necessário a metodologia e o que significa aprender, o que vem a ser ensinar e o que ambos têm a ver um com o outro, quando está em jogo essa transformação pelo simbólico (apud Lemos, 1998).


Veja mais em: Teoria e Crítica

Artigos Relacionados


- Alfabetização E Letramento: Divergências Conceituais
- O Poder Simbólico - 1ª Parte
- As Concepções Da Aprendizagem E Alfabetização
- Os Sete Saberes Necessários À Educação Do Futuro
- Leitura, Escrita E Teoria Psicogenética
- AlfabetizaÇÃo: A Perspectiva PsicogenÉtica E A SÓcio-histÓrica
- O Porquê De Aprender O Espanhol Como Segunda Língua


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online