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Da mistificação da escola à escola necessária


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Ficha de Leitura da Obra: Da Mistificação da Escola à Escola Necessária

No Contexto da Proposta a Visão de seu autor: Neidson Rodrigues


No livro de Neidson Rodrigues são pontuadas determinadas características fundamentais para que se possa reconstruir o espaço escolar atual: a ?Escola Necessária
? é uma escola democrática e que visa à preparação dos indivíduos para o pleno exercício da democracia e da cidadania.
Conquistar uma escola democrática
significa desenvolver uma educação escolar que compreenda as diversas interferências e interesses que perpassam a sociedade e que organiza o ensino de forma a levar o educando a compreender o papel dele e dos demais cidadãos, individualmente, e o de cada grupo organizado, para interagir nas ações concretas dessa sociedade.
Afirma o autor que uma Escola Democrática
é aquela que compreende e permite o conflito, favorece o conhecimento multicultural, e que é capaz de administrá-lo. Nesse sentido, não se limitam ou eliminam as diferenças existentes, mas é aquela que permite a manifestação dos vários confrontos e embates existentes na sociedade atual.
Como segunda característica duma escola necessária para os dias de hoje é a de que a escola
é uma instituição, um espaço de cultura que, como tal, deve socializar o saber, a ciência, a técnica e as artes produzidas socialmente, para que todos possam usufruir desses saberes culturais, pois entende-se que existe cientista que se isole da sociedade para produzir o saber científico, como igualmente não há desenvolvimento cultural, seja no campo da literatura, das artes, das letras, da pintura ou da arquitetura, que seja construído isoladamente da revolução e do desenvolvimento social. Sendo assim, um grande cientista, uma obra de arte, uma obra literária ou uma obra técnica são frutos de todo um processo de desenvolvimento civilizatório e cultural.
Como terceira característica da Escola Necessária
, Rodrigues afirma que se deve ressaltar a exigência de contemporaneidade histórica da escola. Quando aberta à realidade social de um determinado momento, ela propiciará a seus educandos o desenvolvimento de sua compreensão e entendimento da realidade vivida. A escola necessária deve permitir que o educando seja capaz de entrar no mundo dessa realidade para entendê-lo e posteriormente reconstruí-lo.
E, como quarta característica da escola necessária é que a mesma esteja comprometida politicamente e que prepare o educando para o exercício pleno da cidadania, ou seja, a prática do bem comum. Sendo que os instrumentos institucionais, como o colegiado, a ação colegial, reuniões e assembléias, são os instrumentos normais numa escola que se democrática.
Em se tratando do ? Educador Necessário
?, Neidson Rodrigues afirma que a medida que o professor, enquanto educador, compreende a importância social do seu trabalho, a dimensão transformadora da sua ação, a importância social, cultural, coletiva e política da sua tarefa, o compromisso desenvolve-se, ampliando-se cada vez mais.
Ninguém é comprometido politicamente sem ser tecnicamente competente. A competência técnica renova-se da mesma maneira que o compromisso político. Isto porque, aquele educador que se sente comprometido politicamente já tem a vontade direcionada para sua preparação técnica. Não há, portanto, como preparar alguém para o exercício da função educativa se ele não se encontra, internamente, comprometido com essa função. Por conseguinte, a questão do compromisso político é fundamental até para que se possa desenvolver a competência técnica.
Em terceiro lugar, se a escola se entende democrática, o Educador Necessário
para ela deve assumir, democraticamente, a sua tarefa educativa. Como conseqüência, ele deve compreender a importância coletiva do seu trabalho e, conseqüentemente, seus desdobramentos.
Quanto ao ?Currículo Necessário
?, salienta Rodrigues, que encontramos


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