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O DEBATE TEATRAL


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  1) O debate teatral: descrição do método

Peça curta (de 15 a 20 minutos) que expõe uma problemática precisa e que é apresentada uma primeira vez para um público homogéneo cuja problemática lhe diz respeito.

No seu desenvolvimento, as situações são repetidas permitindo ao público participar activamente em cena, improvisar e experimentar as suas ideias de solução, substituindo ou adicionando uma personagem.

A fase de interacção com o público (aprox. 1h) é animada por uma espécie de apresentador que favorece e controla a expressão e recepção dos diferentes pontos de vista, ao mesmo tempo que garante a qualidade e clareza do debate.

Este método permite uma abordagem não-normativa da problemática em debate, viabilizando igualmente, num confronto de pontos de vista sempre efectuado em ambiente lúdico, a dramatização de determinadas situações, bem como um adquirir de pontos de referência concretos acerca dessas questões.

2) O conceito de debate teatral enquanto utensílio de prevenção

?Teatro-fórum, teatro interactivo, debate teatral...? ?são diferentes designações para um mesmo método. Achamos mais correcta a última (Debate teatral), uma vez que coloca em destaque o debate através do teatro.

Para nós, não se trata de propor uma peça para dar início a um debate teatral, nem sequer o problema passa por activar a participação dos espectadores; trata-se antes de saber o que fazer da intervenção desses mesmos espectadores, no quadro de um programa de prevenção.

O problema será organizar a articulação entre o debate teatral, a expressão dos espectadores, a confrontação dos pontos de vista e a difusão de informações; tudo isto para que os trâmites da prevenção sejam pertinentes e resultem.

Não basta favorecer a expressão de uma multiplicidade de pontos de vista; será também necessário saber porquê e com que objectivo se leva a cabo tal tarefa.

Sentimo-nos então depositários e responsáveis por um discurso de solidariedade, respeito, auscultação; no âmbito de um quadro estrutural delimitado pelo conteúdo de uma mensagem de prevenção pré-definida por quem nos encomendou a sessão.

Na realização de tal programa, possuímos um trunfo importante: a nossa experiência na matéria, a qual nos permitiu definir uma lista de princípios deontológicos, adquirir um savoir-faire e acertar um determinado número de protocolos que nos parecem necessários a um desenrolar adequado da intervenção teatral no meio escolar e, em suma, à sua maior eficácia.




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