|
|
Página Principal : Cinema e Teatro
A viagem de Zenão
Publicidade
Escreva seu resumo aqui.. Sinopse do texto de ?A viagem de Zenão?
Constrangido pela Inquisição, Galileu Galilei vive em prisão domiciliar, em uma villa, perto do mosteiro de Abessa ? a cujos monges foi conferida a missão de vigiá-lo e guardar seus escritos e instrumentos. Sua mais recente obsessão é fundar uma ?Nova Cozinha? com ingredientes exóticos de terras distantes e recém descobertas. Suas cobaias prediletas são os monges do mosteiro, a quem obriga a provar as estranhíssimas receitas que inventa, sob a ameaça de deixar de produzir os escritos que lhe são encomendados pelo abade e que trazem tanto prestígio para a biblioteca do mosteiro.
Alquimíades é herbanário e cozinheiro do mosteiro de Abessa. Cozinheiro famoso, mas dado à alquimia, foi acusado, na juventude, de bruxaria. Interrogado pela inquisição, abjurou e foi viver no mosteiro de Abessa, onde cria tortas geniais que o tornaram conhecido em toda a Itália. No entanto, segue praticando, em segredo, a sua arte.
Zenão, noviço recém chegado ao mosteiro, intrigado com a figura ambígua de Mateus ? jovem adolescente, sobrinho de Alquimíades ?, decide segui-lo, um dia, quando o garoto sai para catar ervas para o tio. Para espanto de Zenão, Mateus vai até a casa de Galileu, empurra uma das pedras do muro e desaparece. Zenão o imita, penetra na casa de Galileu e descobre que o sobrinho do cozinheiro não se chama Mateus, e, sim, Matilda.
Por acidente, Zenão é descoberto. Matilda, temendo que ele revele aos monges a sua real condição e que estes a obriguem a tornar-se freira, entra em grande aflição. Para acalmá-la, Galileu impõe ao noviço um juramento solene. Zenão torna-se um ?Irmão da Porta Secreta?, dignidade especialmente criada para ele, por Galileu. De volta ao mosteiro, Matilda e Zenão levam para Alquimíades um pouco de tzocolatl ? produto exótico, de origem mexicana, desprezado por Galileu, que o achou completamente sem graça.
O Cardeal de Tal, velho e surdo, que faz pouso no mosteiro, encomenda ao abade três ou quatro tortas de Alquimíades para participar de um concurso na Suíça, para onde seguirá em poucos dias. Deseja levar também um texto de Galileu Galilei sobre a viabilidade física da Santíssima Trindade, o que o abade, de antemão, lhe promete.
Para atender a esse pedido, Galileu exige que uma de suas receitas seja preparada por Alquimíades e servida aos irmãos. Os monges rejeitam a iguaria e clamam pela ?comida do Alquimíades?. O físico, ofendido com a desfeita, discute asperamente com o cozinheiro e se recusa a escrever o artigo encomendado pelo abade.
Alquimíades pede a Zenão que jogue fora uma poção, mas ele a lança aos porcos. Anoitece e Zenão adormece na estufa. É acordado por Matilda que lhe pergunta se não quer ir embora com ela. O rapaz diz que sim. No entanto, a poção agiu sobre os porcos e os fez levitar. Aos grunhidos de pavor, elevam-se e pairam suavemente sobre a torre da igreja. O abade exige que Alquimíades desça os porcos antes da ceia, quando o Cardeal fará seu desjejum. Galileu, convocado por Matilda e Zenão para ver o prodígio, tira a forra e humilha o cozinheiro. Os porcos caem. O físico, sempre espezinhando o alquimista, volta para casa. Despeitado, Alquimíades determina-se a provar que, no futuro, as teorias de Galileu terão sido esquecidas.
Um monge oferece a Alquimíades, em troca da substância ingerida pelos porcos, o telescópio de Galileu ? furtado à biblioteca durante a confusão. Feita a troca, Alquimíades usa o instrumento para tentar ?inverter a Luz das Estrelas? e trazer, ?do abismo do tempo?, ?O Maior Sábio do Futuro?. Para surpresa dele próprio, a coisa funciona e um tenro Albert Einstein, aí pelos seus dez ou onze anos de idade, materializa-se na cozinha do mosteiro.
Naturalmente, o jovem Einstein quer voltar para casa, mas, ao saber que Galileu Galilei viveali perto, decide provar ao físico que veio do futuro e que seus trabalhos precisam sair da Itália. Encontram-se. Galileu, vencido pelas evidências desconcertantes apresentadas por Einstein, confia seu último trabalho a Matilda e o coloca na maleta escolar do menino.
Enquanto isso, Alquimíades prepara, para o desjejum do Cardeal, um mingau feito com o exótico tzocolatl. O sucesso é tão absoluto que todas as tortas para o concurso na Suíça serão feitas com o que o Cardeal, surdo como é, batizou de ?Chocolate?.
Quando o encantamento que devolverá Einstein a seu tempo começa a funcionar, Matilda se lembra de que o livro de Galileu está dentro da mochila do menino. Zenão entra no círculo, pega o livro e o atira para Matilda; mas fica preso na Luz e é levado também.
A peça começa e termina com Zenão, confinado na cozinha do mosteiro ? que parece ter sido transformado em manicômio ?, pensando em como regressar a seu tempo para viver o futuro que imaginou com Matilda. São os internos, seus companheiros de prisão, artesãos delirantes ? e que não chegam a termo sobre a época em que estão vivendo ?, que o ajudarão a nos contar a sua história. Por fim, Zenão encontra um meio de reproduzir o encantamento que o transportou e, todos juntos, colocam-se sob o telescópio e pedem à Luz das Estrelas que os devolva à época em que cada um pensa que vive.
Veja mais em: Cinema e Teatro
Artigos Relacionados
- As 7 Maravilhas Da Era Medieval Torre De Pisa
- A Linguagem De Deus
- Renascimento Científico
- Mega Polêmica ? Bíblia, Verdade Ou Lenda?
- Fé Em Deus
- Os Estóicos. In: O Mundo De Sofia
- Nascimento E Importância Dos Mosteiros E Monges Na Idade Média
|
|
|
| |