|
|
Página Principal : Cinema e Teatro
Os Miseráveis
Publicidade
Direção: Bille August - Título original: Les Misérables. Os Miseráveis, um dos clássicos da literatura francesa, obra de Victor Hugo, já inspirou filmes, seriados, musicais e até uma novela. No filme Liam Neeson interpreta Jean Valjean, um ex-condenado, um homem ignorante, embrutecido pelos anos de prisão, sem esperanças, e provavelmente, sem oportunidades. Interior da França, no começo do século dezenove, Jean Valjean obtém
a liberdade, após cumprir vinte anos no presídio pelo crime de furtar um pão. Apesar de portar um documento de identidade que o qualifica como 'perigoso', ele acaba sendo acolhido pelo piedoso Bispo de Digne, Monsenhor Benvindo. Ele o trata de modo fraterno e caridoso. Jean Valjean persiste no erro, porém, acaba sendo tocado intimamente, pela conduta cristã exemplar do bispo. Ao observar o seu exemplo de retidão moral e de preocupação sincera em auxiliar o próximo, Jean Valjean começa a transformar sua maneira de encarar a vida e a si próprio.
As dificuldades não terminam. Há um policial obstinado, Javert (Geoffrey Rush), que o persegue ininterruptamente acreditando que Valjean é uma ameaça à sociedade. Há, ainda, Cosette (Claire Danes), uma órfã deixada aos cuidados de Valjean, por Fantine (Uma Thurman), mãe-solteira, abandonada à própria sorte, em uma sociedade preconceituosa e cruel. Valjean vive um drama rico de notícias históricas da época e de situações em que a solução mais viável nem sempre é a melhor ou a mais correta. São dilemas enfrentados por ele: fazer o que é certo ou o que é mais fácil? Dizer a verdade ou omiti-la? Fugir simplesmente ou enfrentar as adversidades? Dicotomias vivenciadas por quase todos os membros da sociedade cotidianamente, ainda na era atual. Basta observar as oportunidades de escolhas que surgem. São um convite à melhoria de de vida, à reforma ínterior, à transformação moral do ser. Muitas vezes a decisão mais correta é a mais difícil de ser tomada, e por vezes, dolorosa de ser realizada. Valjean, toma decisões sempre surpreendentes e emocionantes. Torna-se um exemplo de coragem e redenção moral.
Quem puder veja o filme, leia o livro e reflita bastante. com certeza terá a oportunidade de enriquecimento interior. Bom filme, boa reflexão e felicidades!
Veja mais em: Cinema e Teatro
Artigos Relacionados
|
|
|
| |