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Desenvolvimento da Ópera
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A data usualmente aceite para o inicio da opera é 1600. Desde a era da grécia antiga, peças de palco, eram acompanhadas por música. Os melhores exemplos são os dramas de Sófocles e Aeschylus, cujas peças eram acompanhadas por liras e flautas. A famosa Euridice , do compositor florentino Jacopo Peri, foi parte da celebração de casamento do rei Henrique IV de França, para a aristocrata italiana Maria de Medici e é considerada como a primeira opera. Após isto, um grupo de musicos italianos, poetas e nobres reavivam a história musical que foi utilizada na tragédia grega. A chamada Camerata Fiorentina, tomou enredos da historia ou mitologia grega e romana e chamou-lhes opera in musica. Desde então a palavra Ópera é utilizada. Durante o período Barroco, o centro de produção operática espalhou-se por toda a Itália, apesar de anteriormente ja ser tocada em Florença. Nos finais de 1600, as operas eram escritas e interpretadas em Inglaterra, França e Alemanha. Mas a Ópera Italiana era ainda considerada o ideal por muitos compositores não italianos, que continuavam a utilizar librettos italianos. A ópera continuou a evoluir, tirando o ênfase aos aspectos dramáticos, incluindo novos efeitos orquestrais e até ballet. Para irem de encontro às exigencias dos cantores, os compositores escrevem muitas óperas que não eram mais que uma sucessão de demonstrações de virtuosismo vocal. A ária, o recitativo e duetos evoluem. A ária é um longo momento solista, em que o personagem exprime os seus pensamentos e sentimentos. O recitativo é também um momento solista e é semelhante a um discuros acompanhado por música, cujo propósito é o avançar do enredo. O dueto pode surgir quer como ária ou como recitativo e é escrito para duas vozes.
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