|
|
Página Principal : Cinema e Teatro
O Sexto Sentido
Publicidade
O Sexto Sentido (The Sixth Sense, Estados Unidos, 1999), logo com a estréia, se tornou um dos sucessos mais surpreendentes da temporada. com a presença do astro Bruce Willis, e um roteiro bem amarrado, capaz de driblar as expectativas até de um experiente fã de suspense. No filme, Willis interpreta um psicólogo infantil. Ele tenta se livrar da culpa provocada pelo suicídio de um paciente tratando de outro paciente bem parecido, o garoto Cole (vivido pelo talentoso ator mirim Haley Joel Osment).
Cole é um garoto tímido e triste, incapaz de se relacionar socialmente. A causa de seu sofrimento, é inesperada e introduzida de repente. "Eu vejo pessoas mortas", anuncia o garoto ao terapeuta, causando impacto. Essa, porém, não é a revelação mais desconcertante de O Sexto Sentido. Concentrado em ótimos desempenhos do elenco, o filme ganha o público de todas as idades ao lhe pregar sustos genuínos. Direciona ao aspecto humano da trama, a solidão repleta de sobressaltos em que vive Cole.
Imagine enxergar fantasmas em cada canto, a qualquer hora, até nas situações mais inesperadas. Por exemplo, numa ida ao banheiro no meio da noite, no corredor da escola, na casa de amigos; pois era isso o que acontecia com ele. E ainda para o cúmulo da tragédia, os espectros exibiam as mutilações impostas por morte violenta.
A história gira em torno da vítima dessas visões que é uma criança, tão assustada por elas e amedrontada pela idéia de revelar sua existência e passar por louca. É essa a idéia central da trama, acrescida ao medo de ser internada em um hospício. Esse filme mexe com um tema que cada vez mais seduz Hollywood: a vida após a morte. E, em especial, quanto à sua influência sobre o plano terreno, conforme a inspiração espiritista que vem tomando os roteiros.
O Sexto Sentido segue a linha mais sóbria e, por assim dizer, realista, dessa temática: conviver com quem já morreu, ainda hoje, com tantos acontecimentos, pode ser tudo, menos uma experiência banal.
Veja mais em: Cinema e Teatro
Artigos Relacionados
- Inteligência Artificial - Filme
- Os Esquecidos
- Fresh
- Scoop, ?o Grande Furo?, é Uma Furada
- Adaptação
- Sybil
- Antes De Partir
|
|
|
| |