|
|
Página Principal : Cinema e Teatro
O Mistério da Libélula
Publicidade
O mistério da libélula Título original: Dragonfly sob a Direção de Tom Shadyac. Joe Darrow (Kevin Costner), é um respeitado especialista em traumas e triagem, chefe do serviço de emergência do Hospital Chicago Memorial. Entra em depressão quando sua esposa Emily Darrow (Susanna Thompson), médica da Cruz Vermelha, é declarada morta após desaparecer em um acidente de ônibus, em uma longínqua montanha da Venezuela. Passa a trabalhar desesperadamente, na esperança de superar a dor que o atormenta. Afasta-se dos amigos, isola-se. Ateu, não acredita em coisas abstratas, muito menos em vida após a morte. Seis meses após a tragédia, o corpo de Emily ainda não foi encontrado e Joe está transtornado. Seu comportamento profissional começa a falhar, pois, se encontra obsecado. Dá plantão de 20 horas, sete dias por semana. Seu comportamento cada vez mais estranho faz o administrador do hospital Hugh Campbell (Joe Morton) obrigá-lo a tirar um tempo de descanso para recuperar-se.
Apesar dos esforços de amigos carinhosos, da família e da vizinha Miriam Belmont (Kathy Bates), Joe permanece isolado. As lembranças de Emily estão por toda a parte, entre elas, imagens de libélulas, seu talismã, devido a uma marca de nascença em seu ombro. Uma noite, sozinho em casa, Joe fica assombrado, coisas começam a cair...
No hospital, A inquietação de Joe aumenta quando ele visita antigos pacientes de Emily; cianças com câncer, com experiências de quase morte. tudo fica muito confuso, é como se as crianças que ele nunca havia visto, passassem a lhe dar 'recados' de Emily. Jeffrey, um menino que esteve várias vezes perto da morte, diz ter visto Emily "dentro de um arco-íris" e que ela tentava se comunicar com Joe. Outra criança conta uma história incrivelmente semelhante, e, como Jeffrey, torna-se obcecada por desenhar uma misteriosa forma abstrata logo que recupera a consciência. A estranha forma começa a aparecer em outros contextos do mundo de Joe, como se fora uma mensagem em resposta a seus questionamentos.
Ele começa a acreditar que está enlouquecendo. Porém, a constância e a intensidade dos fenômenos convencem-no de que não se tratam de meras coincidências e de que algo muito maior está por trás daqueles sinais.
A trama é envolvente. A atuação de Kevin Costner é muito boa. O filme explora ainda, casos de pessoas que passaram pela EQM - experiência de quase morte, com descrições do desprendimento do corpo físico e do contato com aqueles que já haviam partido. Mescla cenas lentas e emocionantes, com outras dramáticas. .
Descobrir a verdade é ponto crucial para Joe. Com esse firme ideal, Joe consegue finalmente dar o passo seguinte em sua vida, usando a fé e a intuição e não os fatos como guia. E esse passo simplesmente mudará a sua vida para sempre.
O epílogo é surpreendente e belo, deixa pelo menos dois ensinamentos importantes: Primeiro, que a comunicação espírita só se dá quando é realmente necessária e útil. Segundo,que encarar de frente a morte ou separação de um ente querido, pode trazer mudanças ou renovação para quem fica.
Veja mais em: Cinema e Teatro
Artigos Relacionados
|
|
|
| |