|
|
Página Principal : História
Colonização do Brasil e Capitanias Hereditárias
Publicidade
? As Grandes Navegações, após a assinatura do Tratado de Tordesilhas entre Espanha e Portugal, levaram os portugueses à América em busca de metais preciosos. ? Batizaram a terra dominada de Ilha de Vera Cruz, após, Terra de Santa Cruz e, depois de explorar do pau-brasil o cerne vermelho que servia para tingir os tecidos europeus, de Brasil. ? Após receber machados, facas e várias bugigangas, os índios trabalhavam em favor da extração do pau-brasil, eram os escambos. ? Entre 1501 e 1530ocorreram várias expedições explorando o território colonial português, destacando-se a de Martim Afonso de Souza. ? Objetivos encaminhados pelo rei de Portugal D. João III: 1. Procurar metais preciosos; 2. Retirar os franceses que se aproximavam; 3. Criar povoações litorâneas. ? Como era comum na região do rio Prata, Martim Afonso acabou naufragando próximo a Punta del Leste, salvou-se e fundou ali a Vila de São Vicente. ? Na Vila de São Vicente, Martim Afonso organizava a política e a administrava com a ajuda de João Ramalho que já era um grande conhecedor daquela região.
CAPITANIAS HEREDITÁRIAS
? Domínio português sobre vários territórios com um sistema administrativo descentralizado. ? As terras brasileiras exploradas e dominadas por Martim Afonso foram divididas em 15 lotes. ? 12 membros da pequena nobreza tornaram-se os administradores. ? Carta de Doação: dava direito a 10 léguas de propriedade. ? Floral: permitia ao donatário (administrador) cobrar imposto em sua capitania. ? Os donatários eram responsáveis pela capitania e deviam obediência apenas ao rei. ? As capitanias fracassaram por falta de recursos, exceto a de Pernambuco (Duarte Coelho) e a de São Vicente (Martim Afonso). ? As capitanias permanecentes devem seu sucesso à produção de açúcar e boa administração. ? Em 1548 surgiu o Governo Geral: 1. As capitanias tornaram-se uma divisão político-administrativa subordinadas ao Governo Geral. 2. Tomé de Souza (1549-53): Surgiu o primeiro bispado do Brasil em Salvador. 3. Duarte da Costa (1553-57): Chegada de vários jesuítas. 4. Mem de Sá (1557-72): Expulsou os franceses do Rio de Janeiro e auxiliou no trabalho dos jesuítas, porém com forte violência aos nativos rebeldes. ? Câmaras: Decidia a administração das vilas e burocracias da colônia.
AÇÚCAR, ESCRAVIDÃO E QUILOMBOS
? A produção de açúcar era voltada para o trabalho externo e garantida a partir do trabalho escravo. ? Após a escravidão indígena do início do processo de colonização, o Brasil passou a escravizar negros africanos. ? No tráfico negreiro, durante a travessia do Atlântico, entre 40% e 50% dos negros morriam devido às condições do navio. ? A escravidão de negros era lucrativa ao tráfico, os africanos eram experientes na agricultura e metalurgia, fatores que davam preferência à escravidão de africanos. ? Os negros resistiam à escravidão assassinando os senhores, fugindo ou mesmo suicidando-se. ? Os fugitivos fundaram núcleos populacionais, os quilombos. ? Quilombo dos Palmares: era liderado por Zumbi dos Palmares e foi o mais famoso dos quilombos, era situado na Zona da Barriga, atual Alagoas. ? A resistência palmarina durou até 1694, quando o bandeirante Domingos Jorge Velho aniquilou os rebeldes. ? A produção açucareira permaneceu forte e formou uma pirâmide social contendo o senhor-de-engenho no topo e na base estava a massa escrava.
Veja mais em: História
Artigos Relacionados
- A Administração Do Brasil No Período Colonial
- História Do Brasil
- Quilombo Dos Palmares: Os Negros Liderados Por Zumbi
- Capitanias Hereditárias : Começa A Administração Do Brasil Colonial
- Mulher No Poder
- Resultado Das Capitanias Hereditárias: Brasil
- O Ciclo Do Açúcar - Parte I
|
|
|
| |