|
|
Página Principal : Artes
Arte no Oriente Médio e Grécia
Publicidade
ORIENTE PRÓXIMO E MÉDIO
Palco de cruzamento de várias civilizações, domínios, guerras e destruição, somente com recentes escavações tem-se notícia de afrescos, o que nos leva a supor que haja novas descobertas. Os mosaicos foram mais usados pela durabilidade, pois na região as construções eram feitas com tijolos de adobe, sensíveis ao desgaste pela umidade. Várias civilizações deixaram suas marcas, sendo as mais notáveis a assíria, suméria, e mais tarde a siríaca. A ênfase cultural está mais calcada na legislação, escritos e esculturas, e na arquitetura.
CRETA
No papel de senhores do mar, os cretenses desenvolveram uma civilização refinada e esplendorosa, com troca de influências pelo comércio com outros povos. O palácio de Knossos mostra o desenvolvimento de uma decoração pictórica ao fresco, apogeu da pintura no mundo antigo. Os dotes artísticos dos cretenses são evidenciados pela elegância e decorativismo, usando motivos figurativos relacionados com a natureza e as crenças religiosas. Possuíam um admirável sentido de policromia associado à delicadeza de desenho e domínio da estilização, e também qualidades rítmicas.
GRÉCIA
Embora saibamos da existência de murais descritos por Plínio e Pausanias, a pintura grega não alcançou o grau de perfeição e excelência que ocorreu com a escultura, e é devedora da pintura cretense. As manifestações pictóricas encontradas são as do campo da cerâmica. Pela técnica e pela temática de vasos encontrados, supõe-se houvesse murais contemporâneos.
Veja mais em: Artes
Artigos Relacionados
- A Pintura Egípcia
- Arte Romana Ii
- A Música Na Antiguidade
- Povos Lendários
- A Arte Do Mosaico - Parte I
- Civilizações - A Ásia Menor
- Latin American Art Of The Xxth Century
|
|
|
| |