|
|
Página Principal : Artes
iconografia
Publicidade
Erwin Panofsky Crítico e historiador da arte alemã, um dos principais representandes do chamado método iconológico, estudos acadêmicos em iconografia, nasceu em Hannover(1892) e faleceu em Princeton, Nova Jérsia (1968), em cuja universidade professava. Obras traduzidas A perspectiva como forma simbólica Arquitetura Gótica e Escolástica: sobre a analogia entre arte, filosofia e teologia na Idade Média Estudos de Iconologia - Temas Humanísticos na Arte do Renascimento Idea: a evolução do conceito de belo O desenvolvimento do discurso e dos conceitos científicos Significado nas Artes Visuais.
Iconografia
Ícone pintado à mão de São Pedro em um estilo de representação da Igreja Ortodoxa oriental A palavra iconografia pode ser traduzido literalmente como "escrita da imagem" e vem do grego eikon- (imagem) e graphia (escrita). O termo pode ter mais de um sentido ou uso: Se refere normalmente ao desenho (projeto, design), criação e interpretação do simbolismo em uma obra religiosa. Em uma publicação, a iconogarafia é o conjunto de imagens publicadas. Pode ser aplicado a coleções ou à classificações de retratos. Van Dyck, por exemplo, compôs uma série de águas-fortes de contemporâneos famosos à qual deu o nome de "Iconografia". Atualmente o termo refere-se também ao estudo da história e da significação de qualquer grupo temático.
Iconografia segundo Panofsky "Iconografia é um ramo da história da arte cujo objeto de estudo é o tema e significado das obras de arte em contraposição a sua forma" Erwin Panofsky em Iconografia e iconologia (de Significado nas Artes Visuais). Panofsky também fazia distinção entre iconografia e iconologia. Em seu Estudos em Iconologia (1939) ele definiu iconografia como o estudo do tema ou assunto e iconologia o estudo do significado do objeto. Estudos não-religiosos de iconografia Em disciplinas como estudos culturais, história do design , história da arte e sociologia a iconografia pode se referir à imagens ou signos que sejam significativos para determinadas culturas. Essa discussão sobre as imagens como iconografia implica em uma "leitura" crítica dessas imagens na tentativa de explorar valores socio-culturais. Um estudo iconográfico pode ser feito através da identificação, descrição, classificação e interpretação do tema das representações figurativas.
Veja mais em: Artes
Artigos Relacionados
- Estudos De Iconografia E Iconologia
- Estudos De Iconografia E Iconologia
- De A. Warburg A E. H. Gombrich: Notas Sobre Um Problema De Método
- Arte, Simbolismo E Fé: A Iconografia Bizantina
- História Da Arte
- História Social Da Criança E Da Família
- Mexendo Com Os Fatos
|
|
|
| |