>
Breve reflexão sobre Avaliação da
Aprendizagem
Do Artigo: A construção do Projeto de Ensino e Avaliação, da série Ideias, FDE.
Por Raimundo da Silva Santos (Juruti)
Manaus, 16 de fevereiro de 2010
Avaliar a
aprendizagem não é tarefa fácil, visto que, o ato de avaliar não pode mais ser
considerado como mera ação de medir o conhecimento. Avaliar é um processo
reflexivo onde o professor busca constantemente conhecer os pontos fortes e
pontos fracos de sua prática, assim como as facilidades e dificuldades do
discente tendo como base a expressão deste em suas atividades escolares.
Para
fundamentar o que dizemos acima, retiramos do artigo A Construção do projeto de
ensino e avaliação, da sérieIdeias, FDE,
a seguinte citação: ? A prática da avaliação da aprendizagem em seu sentido
pleno, só será possível na medida em que se estiver efetivamente interessado na
aprendizagem do educando? (1993,p.85).
A avaliação da
aprendizagem precisa ser uma prática que respeite o aluno, uma prática amorosa
sem perder de vista o rigor científico e técnico.
A aprendizagem
do aluno deve ser o foco da avaliação e não mais a punição. O paradigma da
avaliação punitiva precisa ser assumido pelos professores como vencido.
Avaliar
é tarefa responsável, que exige compromisso político, consciência do papel do
professor avaliador ante a realidade do aluno avaliado ou da pessoa avaliada. A
avaliação exige impessoalidade. Avaliar é o ato de justiça e não de abuso de
poder.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Breve Reflexão Sobre O Filme: Os Enjaulados
- Fé E Incredulidade: Uma Reflexão Bíblica Sobre Catástrofes
- Resumo: Modelo De Dedicatória
- Páginas Para Pensar
- Vereadores
- Resumo Sobre O Vídeo O Poder Da Visão
- O Capital (karl Marx;friedrick Engels)