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O mérito da pedagogia deweyana
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Talvez, um dos méritos do pensamento de Dewey foi o de ter conseguido em sua proposta para a educação certa conciliação entre teoria e prática. Talvez seja louvável ainda o fato de sua teoria educativa ter explorado o melhor que três campos do saber pudessem oferecer de contribuição à educação: a pedagogia, a psicologia e a filosofia. Percebe-se que a obra de Dewey é rica de conceitos fundamentais da filosofia. Sua proposta pedagógica de um ?aprender fazendo? não é uma proposta meramente de ?aprender técnicas?, passa necessariamente por um estímulo ao pensamento crítico-reflexivo. Dessa forma, podemos dizer que a proposta de Dewey para a educação, além de uma pedagogia marcada pela experiência, é também uma pedagogia crítica. É importante lembrar que, antes de ser educador, Dewey era também um autêntico filósofo. Utilizou a filosofia como instrumental teórico de onde poderia prover-se de conceitos para pensar a educação. Por certo, para uma educação crítica e reflexiva, a filosofia pode contribuir na reflexão sobre o que significa educar e qual o posicionamento que o professor deve assumir perante a tarefa docente. Educar, talvez seja educar pela experiência e reflexivamente como queria Dewey. Significa fazer uma ?pedagogia crítica? nos termos como pontua Saviani (1991). Evidentemente, a filosofia enquanto ?criadora de conceitos? (DELEUZE, 1992) pode contribuir para uma pedagogia crítica onde teoria e experiência se cruzam e se complementam.
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