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Livro didático: Como realizar uma escolha consciente.
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Livro didático: Como realizar uma escolha consciente. Da leitura de mundo sobre a guerra das editoras.
Por Juruti - Especialista em Supervisão Educacional e Psicopedagogia Em: 25 de junho de 2009
O livro didático é uma ferramenta pedagógica carregado de ideologia. Professores, pedagogos, gestores educacionais e demais profissionais envolvidos em sua escolha precisam estar conscientes dos ideais ou valores da instituição a qual fazem parte, seja ela pública ou privada. Isso se faz necessário para que os ideais da escola não venham ser traídos pelos ideais da classe dominante, claros ou implícitos no corpo do livro. Selecionar os livros didáticos que serão utilizados durante três anos no caso da escola pública brasileira é um trabalho que exige responsabilidade social e política, no entanto esta responsabilidade não surge do nada, é resultado tanto de uma boa formação acadêmica, quanto da formação em serviço destes profissionais. A escolha consciente desse intrumento tão importante para o processo ensino-aprendizagem se faz somente quando o corpo docente, técnico e administrativo realizam uma discussão crítica antes do momento da seleção dos livros. Nessa discussão questões como a guerra das editoras, o interesse da classe dominante x interesse da classe trabalhadora, direitos e deveres do cidadão, controle social e fiscalização dos gastos públicos e participação social não podem ficar de fora. Hoje as editoras, grandes ou pequenas, invadem as caixas de e-mail das escolas e dos dirigentes escolares objetivadas em vender seus produtos, simples sinal dos tempos capitalistas, mas, é bom não esquecermos que quem utilizará juntamente com os alunos durante três anos esses livros didáticos serão os docentes, por isso, são os grandes responsáveis pela escolha consciente e também pela fiscalização para que sua seleção seja considerada pela direção da escola. Este breve resumo tem como objetivo sensibilizar os(as) professores(as) sobre sua importante função nesse processo de escolha do livro didático.
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