|
|
Página Principal : Educação
Formação de Professores
Publicidade
Título: Formação de Professores Autor: Geraldo Magela Teixeira Reitor do Centro Universitário UNA/Belo Horizonte
Desde os tempos mais remotos vêm-se discutindo a Formação de Professores, principalmente do ensino Básico no Brasil. Em seu final de mandato como Presidente, Luis Inácio Lula da Silva vem abrindo mão de modernização das Escolas,informatizando-as ,com bolsas para a família que tem filhos na escola ,o programa PRO-UNI que privilegia alunos carentes para ter acesso ao Ensino Superior e muitos outros programas como Enem que avalia anualmente os alunos do Ensino Médio etc. Novas propostas de Ensino à Distância para esta formação com Projetos em todo Brasil e especialmente em Minas Gerais, o Salto para o Futuro,PROCAP ,Projeto Veredas e outros que se instalaram . Porém, os professores pouco aproveitam ,porque é tudo dado de forma intensiva e os professores não têm preparo para compreender e aprender :filosofia,metodologia de Ensino à Pesquisa,pois os mesmos não estudaram ou se estudaram no Curso de Magistério foi de forma muito restrita ,tendo visto apenas conceitos mais fundamentais. Sendo assim, o autor faz uma análise do índice de professores que atuam no Ensino Básico e Médio e que possuem apenas até a 8ª série.Temos também os professores leigos que somam 103 mil e que ensinam como aprenderam. Vivemos ,sem dúvida ,uma calamidade ,mas o governo promete criar 330mil vagas nos cursos de licenciatura nas Universidades e destinar 660 milhões para que alguns estados e municípios a fim de que paguem o piso salarial dos professores. Pensa-se ainda em ?instituir uma prova nacional para selecionar professores e fixar nota mínima no Exame nacional do Ensino Médio( ENEM) para quem vai entrar nos cursos de licenciatura. Há um grande equívoco entre abrir cursos para professores,gratuitos e acompanhá-los em suas escolas para ver o progresso.Vivi várias situações com Educação à Distância ou mesmo com alunas que fazem cursos superiores e só via algo acontecer de novo em suas classes quando acompanhava.Após as visitas todas voltavam ao que sabiam de quando fizeram o antigo Magistério para Ensino Básico. Vemos no cotidiano governos demonstrando seus projetos quanto à Educação ,neste momento ,excepcionalmente,para iludir e incentivar os eleitores. Faz-se necessário uma reestruturação nos cursos de Pedagogia a fim de se aprenda ?o que é alfabetizar,como ensinar,o que ensinar.A realidade mostra que os professores ficam completamente perdidos entre as Teorias de Educação ?. O que é necessário é ?aprender a aprender? e isto não consta apenas de teorias soltas sem que haja uma conexão com o que se deve fazer ,ensinar ou melhor Aprender. Vários educadores famosos como Piaget, Vigotsky e outros falam da Aprendizagem com muita propriedade e a idéia não é deixar de estudar as mesmas ,mas ao mesmo tempo mostrar o que se vai ensinar . Portanto ,o ensino básico no Brasil continua em inúmeras regiões cheio de falhas e repercutindo no Ensino Médio ,no Enem,que vem em disparada ,com alunos escrevendo as maiores barbaridades. Há muito que se falar ,mas se o governo conseguir formar e selecionar docentes ainda temos dúvidas quanto à dignidade e pela qualidade de seu trabalho como Educador.
Maria Imaculada Campos Em 13/06/09
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Pesquisa Em Educação Matemática: Concepções E Perspectivas (cap.12)
- EducaÇÃo: Uma Das Poucas Saídas Da Pobreza
- Inglês
- Instalação E Desenvolvimento Das Faculdades De Educação No Brasil
- HistÓria De Vida E ExperiÊncias De FormaÇÃo De Professores De QuÍmica
- Alternativas Metodológicas Para O Trabalho Pedagógico
- P.d.e Novo Plano Propõe Salto De Qualidade
|
|
|
| |