Com o objetivo de contribuir para as discussões sobre o tema Avaliação, relato uma experiência bem sucedida que realizei tanto no ensino particular como público.
Lecionando Biologia, elaborei a seguinte avaliação bimestral para o terceiro colegial:
1) Na véspera da prova os alunos fariam a ?cola? em aula;
2) Eu determinei com o seria a ?cola? ? duas fichas de 20 x 15 cm, (tamanho médio). Nelas os alunos poderiam colocar tudo o que achavam necessário para ter êxito na avaliação;
3) Durante a elaboração da ?cola? os alunos podiam formar pequenos grupos, o que estimulava trocar conhecimentos e selecionar o que era mais difícil para eles;
4)Na aplicação da avaliação, os alunos não podiam emprestar as fichas;
5)As fichas foram recolhidas junto com as avaliações e elas valiam 2 pontos;
6) A prova bimestral era composta com 10 questões e o aluno deveria responder somente oito;
7)Duas questões não podiam ser eliminadas;
8)A prova continha questões dissertativas e testes de vestibulares;
9)Uma questão obrigatória: ?considerando o tema Clonagem, elabore uma pergunta que você saiba responder. Responda a pergunta que você elaborou;
10)Dos cinco temas trabalhados durante o bimestre, os alunos sorteavam 3 para compor a avaliação;
11) Os temas não sorteados pesquisados, debatidos e utilizados em seminários para o próximo bimestre.
O desempenho do grupo foi excelente! Muitos alunos diziam que se sentiam seguros durante a avaliação de Biologia.
Um dos méritos foi controlar a nefasta variável ansiedade e aumentar a confiança na relação professor-aluno.
Os pais elogiaram meu trabalho e pediram que os demais professores considerassem a metodologia de avaliação que utilizei.