Página Principal : Educação
O SIGNIFICADO DA ENTREGA AS METAS
Publicidade
O SIGNIFICADO DA ENTREGA AS METAS ? SÍNTESE SOBRE PLANEJAMENTO, EXECUSSÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO
O autor do texto ?Planejamento, Execução e Avaliação no Ensino: a busca de um desejo? inicia sua conferência na Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (FDE), fazendo uma reflexão sobre o agir humano. Apropria do conceito de desejo como ponto principal para discutir as ações humanas. Para o autor, ?não se age por puro acaso?. Todas as ações resultam de um desejo. O desejo faz com que nós estabeleçamos metas e investimos na construção de resultados. Sem o desejo as ações cotidianas tornam-se apáticas e sem sentido. Com a entrega motivada por um forte desejo todas as ações e metas tornarão passíveis de realização.
O SIGNIFICADO DA ENTREGA AO TRABALHO
Luckesi (1995) destaca um tópico específico para falar do significado do trabalho. Já no segundo parágrafo lembra de um livro intitulado: O caminho da habilidade: formas suaves para um trabalho bem-sucedido, do mestre budista Tarthang Tulku. Numa interface do conferencista com o autor de ?O caminho da habilidade: formas suaves para um trabalho bem-sucedido? dez pontos centrais são destacados, no sentido de explicitar de forma positiva o significado do trabalho o qual, acredita-se ter perdido a sua essência ao longo da história. O primeiro ponto colocado pelo autor é a perda de satisfação para com o trabalho. Ele entende que atualmente, a insatisfação para com o trabalho encontra-se generalizada entre todas as pessoas e por todas as profissões. Um segundo ponto de discussão, Luckesi (1995) lamenta essa insatisfação generalizada para com o trabalho, uma vez que entende o trabalho como ?potencializador? do crescimento pessoal e formação de relacionamentos saudáveis. O autor acredita ainda no trabalho como um meio de realização pessoal. Trabalhar é, no entender de Luckesi (1995), ?uma resposta ao fato de estarmos vivos; é nosso modo de participar do universo? e meio de realização plena do nosso potencial. O trabalho exige uma integração, e cada um de nós estamos cientes do nosso papel de bem exercê-lo. O autor ressalta a importância da motivação para o trabalho. Porém, ele lembra que a motivação tal como é praticada nos dias atuais, em vez de ?assentar? nossas qualidades, pelo contrário, instigam a competição e manipulação. Num outro ponto de discussão, o autor lembra que a vida exige uma entrega total. Essa entrega total relaciona-se necessariamente à integridade, honestidade, lealdade, responsabilidade e cooperação. Nas palavras do autor: ?necessitamos de uma nova filosofia de trabalho, baseada numa compreensão humana mais ampla, no respeito por nos próprios e pelos outros, numa consciência das qualidades e habilidades que geram paz no mundo: comunicação, cooperação e responsabilidade?. Devemos estar dispostos a encarar o trabalho abertamente, com um significado sadio, tornando tudo na vida uma experiência de prazer. O autor lembra o significado de trabalhar com habilidade, argumentando que para tal, devemos estar cientes das realidades e dificuldades que enfrentamos. Para ele, ?poderemos transformar nossa existência diária numa fonte de satisfação e realização que ultrapassam até mesmo nossos mais belos sonhos?. Finalmente, o autor avisa que para trabalhar com habilidade necessitamos de uma atenção plena. O trabalho faz parte da existência e nos constitui. Afinal, um terço das nossas vidas é dedicado ao trabalho. Portanto, como enfatiza o autor: o trabalho ?não é só meio de sobrevivência; é meio de autoconhecimento e autodesenvolvimento?.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Paixão Por Sua Presença
- Formação De Professores: Pedagogia Da Qualidade
- A Motivação Do Trabalhador
- Educação Escolar, Pedagogia E Didática. In: Didática
- Work And Family
- Qual é A Tua Obra?
- Competências E Habilidades: Elementos Para Uma Reflexão Pedagógica
|
|