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Educação: Novas atribuições


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< strong> Educação: Novas atribuições

Resumo do dodumento da UNESCO. Educação: Um tesouro a Descobrir. 3ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC / UNESCO, 1999.

Por Raimundo da Silva Santos Júnior
(Juruti)

Em: 30 de abril de 2009

A educação do século XXI precisa compreender-se com novas atribuições. Não dá para continuar a caminhar no sentido contrário da educação do tempo do conhecimento. Vivemos a correria do meio de produção capitalista, momento em que as pessoas deixaram seus lares em busca de trabalhos muitas vezes exploradores para garantirem a sobrevivência dos seus familiares. A família tomou nova forma, deixou de participar da educação de seus filhos, entregando toda responsabilidade educativa à escola. Neste novo tempo é imprescindível que a escola retome sua função social, seu papel de formadora de consciência libertadora, consciência esta muito bem trabalhada por Paulo Freire no início da década de 60 do século anterior. A nosso ver, a maior atribuição da escola para a escolarização das massas menos favorecidas econômica e culturalmente, é de assumir uma postura libertadora e não mantenedora do poder político vigente. No Brasil temos presenciado o uso do poder por parte da classe dominante objetivando-se manter-se no comando político, econômico, e cultural do país.




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