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Resumo: A gestão da educação pública e seus desafios
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Resumo: A gestão da educação pública e seus desafios Do Livro Gestão da Escola: desafios a enfrentar / Cláudia Dávis, José Vieira de Souza, Juliane Corrêa, Maria Estrela Araújo Fernandes, Marta Wolax Grosbaum e Sonia T. Sousa Penin {et al}; Sofia Lerche Vieira (org.). Rio de Janeiro: DP & A, 2002. Os autores apresentam uma discussão acerca da realidade da história em que se processa a educação pública brasileira, enfatizando que em seu primórdio servia apenas à formação da elite, e que paulatinamente veio assumindo uma nova postura, o da formação das massas. Essa nova postura não surge da boa vontade política dos governantes e sim das pressões de grupos organizados da sociedade civil que passaram a defender a importância de uma escola pública e laica de qualidade para todos.
Um forte exemplo dessas pressões foi o movimento denominado Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, ocorrido em 1932, que teve como líderes grandes intelectuais como Anísio Teixeira. O manifesto surtiu efeitos imediatos, tendo alocado já na Constituição de 1934 várias de suas idéias. Vejamos o comentário da autora na página 17: "A Constituição de 1934 incorpora algumas idéias do manifesto, estabelecendo a gratuidade e obrigatoriedade do ensino primário". De 1932 em diante parece claro que as reformas em busca da melhoria da oferta da educação pública foram se alargando, mas é somente na década de 60, em 1961 que nosso país inaugura sua primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Lei 4.024/61. Vale apena ressaltar, no entanto que o processo de expansão da escolaridade no Brasil foi se desenvolvendo de forma deficiente, desprovido de políticas públicas sérias que efetivassem uma educação promovedora da emancipação das camadas populares menos favorecidas econômica e socialmente. A autora comenta na página 18, que ao longo do processo de expansão da escolaridade no Brasil, muitos problemas foram surgindo. Comenta-se que a democratização do ensino público não se deu de maneira planejada. Uma das marcas desse processo foram: salas lotadas e improvisação de prédios para atender a população. A formação dos profissionais da educação também não foi bem feita, visto que ainda na década de 80 se via professores com formação de 7ª Série ginasial dando aula para alunos de 8ª Série. Os autores citam como principais desafios para a Gestão da Escola Pública, quatro: 1. Exercer sua função social; 2. Ter um Projeto Político-Pedagógico que respeite a realidade e nela atue em busca da emancipação pessoal e coletiva da comunidade; 3. O sucesso escolar; a escola precisa dar conta de seu papel de favorecedora da aprendizagem; 4.A avaliação institucional. Para nós, o maior desafio da Gestão da Escola Pública é lutar contra a super estrutura política que mercantiliza a educação pública. Infelizmente em nosso país a esperteza é o grande problema. Os inúmeros escândalos mostrados através dos meios de comunicação alertam que vivemos o caos nos valores humanos. Não são poucos os Gestores Públicos que têm enriquecido à custa do dinheiro de nossas crianças.O nosso problema é a falta de educação. Infelizmente ainda vivemos no país da esperteza, precisamos de uma educação que valorize o desenvolvimento da espiritualidade, a fim de que tenhamos a curto, médio e longo prazo formado uma nova geração que repudie a avareza e a falta de solidariedade humana. Aqui eu encerro e deixo a reflexão para o caro leitor.
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