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Reformas educacionais na América Latina
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Reformas educacionais na América Latina
Pontos centrais que justificam o discurso da Reforma Educacional:
- Na perspectiva liberal, a educação latino-americana vive uma crise de eficiência, eficácia e produtividade. - A qualidade de ensino é baixa e desvinculada das exigências da transformação produtiva.
Principais atores:
- Organismos internacionais, notadamente o Banco Mundial, na definição das políticas educacionais dos países periféricos. - Necessidade de rever o papel e as responsabilidades dos atores locais: governos locais, atores da sociedade civil (sindicatos de professores, associações de estudantes, universidades etc.).
Modelo: Aproximação com o projeto neoliberal hegemônico e estratégias utilizadas em sua implementação. Conceitos-chave: descentralização, qualidade, competitividade, equidade, reforma curricular (desenvolvimento de competências), transversalidade, novas tecnologias. Enfoque economicista e eficientista limitado a um pragmatismo e à subordinação da educação à lógica produtiva.
Algumas propostas: Prioridade para a educação básica; qualidade como eixo da reforma, descentralização (financiamento e administração), maior participação de pais e comunidade no financiamento da educação (Estado Mínimo), setor privado e ONGs (decisões e implementação), enfoque setorial centrado na educação formal, definição de políticas e prioridades com base em análises econômicas.
Recomendações do Banco Mundial: Aumento do tempo de instrução, oferta de livros didáticos (apoio à ação docente), melhoria da formação docente, privilégio da formação continuada, estímulo à EaD. Também implementação de sistemas nacionais de avaliação (ENEM, ENADE, SAEB...).
Reformas curriculares:
Caráter de modernização conservadora ? centralizadas, verticais (especialistas e consultores internacionais), conteúdos definidos de forma homogênea e prescritiva.
Temas transversais ? caráter inovador e risco de trivialização e superficialidade.
Necessidade de outros enfoques: Importância de os países unirem-se no esforço de promover uma outra reforma, emergente das bases e voltada às reais demandas dos educadores.
Propõe como desafios dos educadores: - desmistificar a aura de novidade e de avanço que cerca as reformas educacionais.
- percebê-la como instrumento que legitima o projeto sóciopolítico hegemônico do atual momento histórico, de caráter neoconservador.
Perspectivas e contradições: Deflagra o caráter neoliberal e neoconservador das reformas educacionais da América Latina. Anuncia que estão comprometidas com os ditames das agências multilaterais. Daí decorre o acento de tais reformas na busca por eficiência, eficácia e produtividade, em prol da inserção da educação dos países latinos na lógica da competitividade do mundo globalizado. Pontos que delineiam a bipolaridade dessas reformas curriculares: - descentralização-centralizadora: mediante municipalização do ensino; - centralização-descentralizada: mediante implementação de sistemas nacionais de avaliação, conteúdos básicos do currículo nacional e estratégias centralizadas de formação de professores.
Necessidade de se equacionar uma outra reforma, com as seguintes características: - plural, - não uniforme, - nascida na base da sociedade, - articulada a organizações da sociedade civil, - emergente das raízes do povo e da sua experiência histórica, - baseada na consciência dos processos históricos, - baseada no pluralismo cultural latino - baseada na percepção dos educadores como seus principais protagonistas. - Propostas:
Defende uma reforma curricular que não subordine o sistema educativo ao mercado de trabalho. Propõe uma reforma que suponha a formação plena dos sujeitos sócio-históricos. Uma reforma que se preocupe com ?questões relativas à identidade, às condições de trabalho, ao status econômico e social e à profissionalização dos professores?.
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