Página Principal : Educação
Resumo: Aspectos essênciais de combate ao comportamento agressivo
Publicidade
Resumo: Aspectos essênciais de combate ao comportamento agressivo Autor: Raimundo da Silva Santos Júnior (Juruti) Em: 19.11.2008 Para nós, o fator modelo tem grande influência na aquisição e manutenção do comportamento, principalmente em uma sociedade tecnológica. ?As crianças aprendem não apenas o que lhes é dito que devem fazer, mas principalmente o que vêem ser feito por outras pessoas? (BIAGGIO, 1996, p.198). Em conclusão a estudos que tentaram investigar a exposição de crianças, a modelos agressivos na televisão, observa-se: ...há bastante evidência fornecida por estudos experimentais que utilizam metodologia rigorosa de que, a curto prazo, a exposição a modelos agressivos na televisão conduz a comportamentos agressivos nas crianças espectadoras. (BIAGGIO, 1996, p.201). É necessário compreendermos que tipo de impressão as nossas crianças têm a respeito do mundo, baseado no que comenta Duarte: ?A influência da cultura é tão profunda que se pode dizer que domina a maior porção da experiência. Mas não afeta da mesma maneira todos os indivíduos de uma determinada sociedade? (1981, p.58). Esse comentário nos ajuda a sermos cautelosos quanto aos fatores influenciadores da agressividade, visto que nos lança para a compreensão da trajetória da história humana, respeitando-se os diferentes povos em suas diferentes culturas. Dentro desse olhar cultural, como educadores que somos responsáveis pela formação da futura geração, se de fato queremos e lutamos pela transformação da realidade social atual, não podemos fechar os olhos para essa questão. Diz Ferrari: ?Fechar os olhos para assuntos incômodos que afetam a sociedade só dificulta as relações entre professores e alunos e traz reflexos negativos à aprendizagem?. ( VIOLÊNCIA É ASSUNTO). O trabalho do supervisor tem a função de encontrar respostas para as perguntas geradas nos conflitos escolares. Eis algumas perguntas pertinentes neste contexto: Quais os fatores que têm estimulado a agressão entre os alunos? Quem são estes alunos ?agressores?, quais suas histórias de vida? Quem são os alunos ?agredidos?? Quais suas histórias de vida? O que fazer para minimizar ou resolver o problema da agressão entre os alunos? Cada indivíduo é diferente em sua trajetória educacional, portanto, o fator educacional é quem vai determinar uem vainal e ortando terminaraçDesenvolvimentoada por reagir com dependa reação da pessoa diante de uma experiência aversiva. Vejamos o comentário abaixo: Para uma pessoa que aprendeu a reagir com agressão diante de experiências aversivas, este comportamento se manifestará. Já para outra pessoa que foi positivamente reforçada por reagir com dependência este será o comportamento mais provável de se manifestar (BIAGGIO, 1996, p.195). Consideramos que a redução do índice de agressão entre alunos da escola em estudo, se dará graças a um trabalho que busque privilegiar o fortalecimento de respostas que tenham valor funcional e a aprendizagem por observação de modelos. Acreditamos que a capacidade de dialogar e de refletir são construtos educacionais indispensáveis para uma vida social mais harmoniosa. Diz Biaggio: Uma das melhores maneiras de reduzir a agressão é através do fortalecimento de outras respostas que tenham valor funcional. Verifica-se, por exemplo, que pessoas que recorrem à agressão física para resolver seus conflitos interpessoais geralmente têm baixa habilidade verbal (daí a maior incidência de agressão física na classe social baixa). Uma vez aprendendo a resolver verbalmente este tipo de conflito, o comportamento de agressão física decresce. (1996, p.205). É preciso iniciar a ação reflexiva, a práxis transformadora, caso contrário nosso pensar irá para a sepultura junto com milhares de cidadãos, senhores e senhoras, jovens e crianças, brasileiros, nossos irmãos, vítimas da violência urbana. Assim se expressa Hengemühle: Enquanto os teóricos pensam as transformações, os homens trabalham esta realidade incognoscível em sua totalidade. Transformam o mundo de qualquer jeito, sem saber exatamente o que fazem. Motivados pelo poder, pelo dinheiro ou pelo prazer, eles erguem um estranho mundo. (2004. p.241). O mundo é resultado das ações dos homens, principalmente daqueles investidos de poder. A maior busca do homem pós-moderno é pelo sucesso econômico, pela satisfação pessoal. Quem não tem observado que estamos sendo obrigados a transformar nossas residências em verdadeiras prisões, na verdade já estamos enjaulados em sistema semi-aberto. Um dos setores que mais cresce no Brasil é o setor de venda de segurança patrimonial e as pessoas que adquirem esses serviços são na sua grande maioria aquelas que deveriam estar planejando políticas públicas de combate à violência. Pouco se tem feito para combater a agressividade. Um aspecto importante no combate à agressividade é o respeito mútuo. A corrupção que tem manchado nossa nação, os desvios de verba pública e a impunidade têm se constituído aspectos que favorecem o comportamento agressivo. Compreendemos que o caminho a ser valorizado no combate a violência é inverso ao que vem sendo priorizado nas políticas públicas. Nossas autoridades insistem em combater o problema mais do que a causa. A causa não é combatida com grandes investimentos em segurança pública, mas sim em educação pública de qualidade.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Resumo: Modelo De Dedicatória
- Páginas Para Pensar
- Ler
- Esboço Biblico - Chamados Para Perseverar
- Leitura, Literatura Infantil E Ilustração
- Dinâmicas Para Momentos De Encontros
- Literatura Infantil
|
|