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Historico das Estradas
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Em 1674, Fernão Dias formou uma expedição para o povoamento de Minas Gerais, criando um caminho para os Bandeirantes. Seria este o embrião da estrada União e Indústria. Mas somente em 1709 é que foi concluído um caminho que possibilitava o transito regular de tropeiros que utilizavam carroças e burros e cavalos como meio de transporte para o ouro extraído das minas da região da Zona da Mata. Este caminho começou a ser muito perigoso: Ladrões roubavam e matavam os tropeiros e todos que por ali passavam. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, passou a patrulhar a estrada, reduzindo o numero de assaltos e mortes. Em 1836, o engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfed, fundador de Juiz de Fora, melhorou e ampliou a estrada, fazendo-a chegar a Juiz de Fora. Na época foi considerada a maior obra de engenharia da América Latina. A construção da União e Indústria foi iniciada em 1836 e concluída em 1861, sendo um total de 144 kilômetros _ 96 dentro do estado do Rio de Janeiro e 48 no de Minas Gerais. Em 1560, 114 anos antes do projeto de Fernão dias, Mem de Sá encarregou o padre José de Anchieta de fazer uma estrada ou caminho que pudesse chegar ao planalto de Piratininga _ São Paulo. O caminho fundado por padre Anchieta se deteriorou com as chuvas, principalmente no trecho da Serra do Mar, tornando-o intransitável. Em 1661, durante o governo de Jorge Fernando da Fonseca, o caminho é reformado para que pudesse ser transitado pelos veículos daquela época. Foi então feito novo traçado e construídas setenta pontes para este novo percurso. Em 1789, Bernardo José de Lorena, Governador da Capitania, ordena nova reforma no Caminho do Mar, determinando que a subida da serra fosse pavimentado com lajes de granito, a fim de evitar deslizamentos. Ficou conhecido como A Calçada de Lorena, trecho que ainda é preservado. Um pedágio foi implantado a partir de uma Lei do Império que permitia a cobrança da ´´Renda das Barreiras`` para financiar a restauração da estrada e nova reforma foi iniciada em 1837, terminando em 1844. Para homenagear D. Pedro II, a estrada passou a se chamar ´´Estrada da Maioridade.`` No final de 1862, nova restauração é iniciada por José Vergueiro e concluída em julho de 1864. Passando a se chamar ´´Estrada do Vergueiro,`` em homenagem a seu restaurador. Com a implantação da ferrovia em 1867, a estrada Vergueiro foi grativamente sendo abandonada. Tanto cariocas quanto paulistas demonstraram que tinham suas preferências pelas ferrovias, sendo até hoje flagrante esta preferência ao transporte sobre trilhos, com o exemplo dos metrôs.
ninamar [email protected]
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