|
|
Página Principal : Educação
Visualização, representação e comunicação numa aula do 8º ano
Publicidade
Este texto fala sobre um trabalho realizado, em Lisboa, cujo objetivo principal foi desenvolver e experimentar novas abordagens no ensino da Geometria, no 2º e 3º ciclos. Os temas explorados em sala de aula foram a visualização, a representação e a comunicação, pois foram considerados temas de muita importância no que diz respeito à Geometria. Isso porque a visualização e a representação ajudam a desenvolver a capacidade espacial, envolvendo os alunos na criação e modelação de figuras. E a comunicação também é importante porque, desta forma, os alunos utilizam a linguagem pra expressar as suas idéias matemáticas, fazendo com que eles tenham uma melhor compreensão de conceitos e princípios. Este trabalho foi desenvolvido a partir da elaboração de três atividades investigativas, em que cada uma delas abordava um dos três temas citados anteriormente, e foram realizadas numa turma do 8º ano, na qual os alunos se dividiram em grupos. A avaliação destas atividades foi feita através da observação das aulas, registrando todos os dados analisados no decorrer do processo. Com isso, foi concluído que a realização de atividades desta natureza é essencial, pois há uma ligação entre o concreto e o abstrato, e os alunos têm a oportunidade de discutir idéias e, assim, melhorar e consolidar o seu pensamento matemático, fazendo com que eles fiquem mais ativos e se empenhem na realização destas atividades.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Educação A Distância: Um Estudo Do Perfil Do Aluno De Pedagogia Da Ufrj
- Diferenças Básicas Entre O Ensino A Distância E O Modelo Presencial
- O Construtivismo Na Prática De Professores De Ciências: Realidade Ou Utopia?
- Educação Ambiental: Atividades Multidisciplinares Para Alunos De 1º A 4º Série Do Ensino Fundamental
- Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica Na Construção Do Conhecimento
- A Pedagogia No Século Xx - A EducaÇÃo Nova
- Teoria E Prática(estagio Supervisionado)
|
|
|
| |