|
|
Página Principal : Educação
Proposta pedagógica de Paulo Freire
Publicidade
Proposta pedagógica de PAULO FREIRE
Ø A co-laboração: na educação libertadora não há um sujeito que domina e outro que é dominado. Pelo contrário ambos entendem que a constituição de um só se dá pela importância do outro. Educador e educando trabalham juntos para a transformação do mundo. Ø A união: enquanto para a opressão é fundamental que oprimidos entre si estejam divididos, para alcançar a liberdade faz-se fundamental que oprimidos se unam entre si, o que não é fácil pois é contra a práxis e exige um esforço incansável. Ø A organização: A teoria sustenta que é necessário que haja autoridade que lidere e discipline, que ordene e cumpra tarefas, sem tornar-se autoritária, junto com a massa, mas sem manipulá-la, transformando a realidade que os mediatiza. Ø Síntese cultural: Os educadores não pretendem ensinar ou transmitir nada ao povo. Não se trata de uma invasão cultural nem a apresentação de uma realidade modificada à conveniência do opressor. O objetivo do educador é conhecer a nova realidade, mesmo que seja diferente da sua. Nessa síntese, educadores se integram, por uma relação fundada no diálogo,com os homens do povo e de uma maneira dinâmica atuam sobre o mundo.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Paulo Freire O Mentor Da Educação Para A Consciência
- Pedagogia Da Autonomia
- Paulo Freire: A Lógica Do Encantamento
- Abordagem Sócio-cultural
- Pedagogia Do Oprimido
- Extensão Ou Comunicação
- A Importancia Do Planejamento Estrategico No Trabalho Do Professor
|
|
|
| |