|
|
Página Principal : Educação
Tendências educacionais
Publicidade
Fazendo-se um breve histórico sobre essas tendências verifica-se que na escola tradicional as metodologias utilizadas, eram aulas centradas no professor (expositiva, demonstrativa) e exercício de fixação (leitura e cópias). Na Escola Renovada observa-se que a metodologia era presa aos aspectos psicológicos, as atividades centradas no aluno selecionadas a partir de seus interesses e o professor era o facilitador da aprendizagem. Já na escola tecnicista o professor controlava e dirigia as atividades mecânicas de forma rígida e passível de ser programada em detalhes, houve uma supervalorização da tecnologia, sendo esta mais importante e não o professor. Quanto aos alunos, procurava-se reproduzir indivíduos que reagiram aos estímulos de uma forma a corresponder as respostas esperadas. A linha da pedagogia Crítico Social onde os aspectos relevantes é o Social e o Político e a metodologia utilizada vem valorizar principalmente a escola pública que se responsabiliza pelo contato das massas com o saber científico em que o professor é um orientador, mediadora, conhecedor, intelectual e generalista onde o educando passa a ser o centro do processo educacional. Com a implantação de propostas pedagógicas sem um estudo real e aprofundado das verdadeiras necessidades e da situação sócio-econômica regional, vigente no país, na maioria da vezes com resultados não satisfatórios, trazem conseqüências graves a sociedade e aos educadores.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- A Família Na Escola:agentes No Incentivo Da Leitura E Na Formação Do Leitor Consciente
- Se Você Finge Que Ensina, Eu Finjo Que Aprendo
- Tipos De Avaliação E Tipos De Pesquisa
- O Construtivismo Na Prática De Professores De Ciências: Realidade Ou Utopia?
- Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica Na Construção Do Conhecimento
- Técnicas De Avaliação Em Saula De Aula
- Tradicional Ou Moderno Você Decide
|
|
|
| |