|
|
Página Principal : Educação
Vygotsky e o desenvolvimento humano
Publicidade
O artigo trata do desenvolvimento humano na perspectivas das idéias de Vygotsky. A noção de desenvolvimento está atrelada a um continuo de evolução, em que nós caminhariamos ao longo de todo o ciclo vital. Essa evolução se dá em diversos campos da existência, tais como afetivo, cognitivo, social e motor. Os seres humanos nascem "mergulhados em cultura" e é claro que esta será uma das principais influencias no desenvolvimento. Os autores do artigo, escrevem sobre a historia de Vygotsky, desde o nascimento em 1896 na Bielo-Russia, até sua morte em 1934 aos 37 anos de idade. Vygotsky foi o primerio psicologo moderno a sugeri os mecanismos pelos quais pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as funções psicologicas são um produto de atividade cerebral. Conseguiu explicar a transformação dos processos psicológicos elementares em processo complexo de desenvolvimento da histórico. No artigo são citadas algumas obras Vygotsky, que foram traduzidas para o português, são elas: a formação social da mente, psicologia e pedagogia, linguagem desenvolvimento e aprendizagem, a construção do pensamento e linguagem, teoria e método em psicologia e pedagogia. Vygotsky trouxe uma nova perspectiva de olhar as crianças. Ao lado de colaboradores como Luria, Leontiev e Sakarov, entre outros, considerava a criança como ela própria, com seus processos e suas nuanças, e não um adulto em miniatura. Os autores do artigo, descreve a zona de desenvolvimento proximal, que é, uma das principais idéias de Vygotsky. A zpd é a distancia entre o nivel desenvolvimento real e o desevolvimento proximal, demarcado pela capacidade de solucionar problemas com a ajuda de um parceiro mais experiente. É nesta zona de desenvolvimento que aprendizagem vai ocorrer. A função do educador e favorecer esta aprendizagem, servindo de mediador entre a criança e o mundo. É no âmago das interações no interior do coletivo, das relações com o outro, que a criança terá condições de construir suas próprias condições psicológicas.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Http://www.uma.pt/carlosfino /documentos/powerpoint_vygot Sky.pdf
- Desenvolvimento Psicológico Segundo Vygotsky: Papel Da Educação
- Linguagem, Desenvolvimento E Aprendizagem
- Por Que Alfabetizar Tão Cedo?
- AlfabetizaÇÃo: A Perspectiva PsicogenÉtica E A SÓcio-histÓrica
- Desenvolvimento Infantil E ImaginaÇÃo
- Piaget
|
|
|
| |