|
|
Página Principal : Educação
Desenvolvimento Psicológico segundo Vygotsky: papel da educação
Publicidade
No artigo esta descrito a natureza social e cultural do desenvolvimento psicológico segundo as idéias de Vygotsky. Quando ele diz que o sujeito constitui suas formas de ação em atividades e sua consciência nas relações sociais, desta forma aponta cainhos para superação da dicotomia social/individual, pois a ação do sujeito é coordenada a partir da ação entre sujeitos no contexto social. Assim, o psicológico só pode ser compreendido nas suas dimensões social, cultural e individual. O artigo discorre sobre desenvolvimento e a ação internalizada, que pode ser considerada como as funções psicológicas que surgem e se firmam no plano da inter-relação. A concepção de que é o aprendizado que possibilita o despertar de processos internos do individuo liga o desenvolvimento da pessoa a sua relação com ambiente sócio cultural e reconhece que a situação do homem como organismo não desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie. O desenvolvimento e o sujeito interativo, também estão descritos no artigo. A intersubjetividade está na gênese da atividade individual e participa da construção das formas de ações autônomas ou da auto-regulação. Não se concebe uma construção individual sem a participação do outro e do meio social, o que torna imprescindível a relação intersubjetiva, pois nesse espaço relacional que há a possibilidade do conhecimento. Os autores do artigo conclui, afirmando que apenas o homem pode educar o homem. Considerando a importância da relação intersubjetiva para o crescimento individual, podemos dizer que o ato de educar só pode ser vivenciado pelo homem e que se realiza apenas no meio social. As características do funcionamento psicológico como comportamento de cada ser humano são construídos ao longa da vida do individuo através de um processo de interação com seu meio social, que possibilita a apropriação da cultura elaborada pelas gerações precedentes. Cada individuo deve aprende a ser um homem. Não basta apenas o que a natureza lhe dá ao nascer.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Vygotsky E O Desenvolvimento Humano
- Linguagem, Desenvolvimento E Aprendizagem
- Emile Durkheim ? O Criador Da Sociologia Da Educação
- Sete Lições Sobre Educação De Adultos
- Sete Lições Sobre Educação De Adultos
- Três Idéias Sobre O Desenvolvimento E Consolidação Da Inteligência
- AlfabetizaÇÃo: A Perspectiva PsicogenÉtica E A SÓcio-histÓrica
|
|
|
| |