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Educação e Pedagogia Grega
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Isócrates - No movimento educacional e pedagógico da Grécia representa Isócrates papel singular, o da retórica em face da filosofia. Foi educador; em Atenas, fundou uma escola onde eram principalmente ensinadas a retórica, a eloqüência e as disciplinas necessárias à política e à vida. Ele influenciou muitos pedagogistas romanos e do Renascimento humanista se inspiraram mais na sua retórica que nos filósofos clássicos. Chegou até nossos dias a luta entre a retórica e a filosofia. Aristóteles - Une à reflexão pedagógica grande atividade educativa; foi filósofo, educador e mestre. Teve dois grandes momentos na educação : como educador e preceptor de Alexandre ( príncipe ). E outro, o representado pelo Liceu, que era, a um tempo, como a Academia, centro de educação e de investigação ( mas com maior porção voltado às ciências ). A finalidade da educação é o bem moral, no qual consiste a felicidade, que não há de confundir com o prazer. Por felicidade entende a plenitude da realização do humano homem. Aristóteles se aparta do intelectualismo socrático e cria a direção voluntarista em educação . Para Aristóteles há, com efeito, três coisas que podem fazer bom o homem : natureza, hábito e razão. A primeira nos é dada, mas pode ser modificada pelo hábito, como este, por sua vez, deve ser dirigido pela razão. Mas, é preciso que se harmonizem entre si, mas o elemento racional deve predominar. A esses três elementos correspondem a três momentos na educação : a educação física , a do caráter e a intelectual, que se devem realizar sucessivamente. Para ele a educação e função do Estado, embora não chegue ao radicalismo de Platão, pois reconhece a família como lugar da primeira infância. A duas partes essenciais da educação , para Aristóteles , como para todos os gregos, são a ginastica e a música. A ginastica e para desenvolver o valor e a coragem e a música para exercer influência moral . A educação não nos deixou exposição escrita de seu plano de educação intelectual. Como fundador do método indutivo, é de supor que o aplicasse amplamente na educação. Ele também cultivou a retórica. A sua influência na educação e na pedagogia é devida não tanto a suas idéias pedagógicas ( que não desenvolveu plenamente ) como suas concepções filosóficas e científicas.
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