|
|
Página Principal : Educação
PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO SECULO XIX
Publicidade
Johan Friedrich Herbart ( 1749 - 1841 ) O fundador da psicologia científica. Tornou-se professor particular aos 21 anos, onde realizou a primeira experiência pedagógica com a educação. A pedagogia, como ciência, depende da Filosofia prática < Ética> e da Psicologia. ?Aquela mostra o fim da educação; esta, o caminho, os meios e os obstáculos?. A vida psíquica e constituída essencialmente pelo jogo das representações. Estas constituem os últimos elementos a que se pode reduzir a atividade anímica. Delas, os sentimentos e desejos são apenas modificações, e surgem do equilíbrio ou desequilíbrio da consciência, da facilidade ou da resistência que as representações encontrem para penetrar nesta. Nasce daí o caráter marcadamente intelectualista da pedagogia de Herbart . Surge também sua idéia da ?educação pela instrução?, já que ao modificar com o ensino as representações (idéias) podemos modificar sem mais toda a vida psíquica. O fim da educação, é a virtude, que consiste no acordo da vontade com as idéias éticas, as quais se baseiam em juízos estéticos. Essas idéias éticas são a liberdade íntima, a perfeição, a benevolência, a justiça e a eqüidade, e, como dissemos, com sua posse pode-se modificar a conduta. Na atividade educativa, distingue três momentos essenciais: o governo, a instrução e a disciplina. ?Não aprender para a escola, mas para a vida?. ?Por isso não podemos exaltar a escola à custa da vida; o aluno deve chegar a ser homem, e o homem, e o homem a vida faz precisamente na medida em que se opõe à escola .... Portanto, da escola à vida e, por sua vez, volta da vida à escola; esta seria, sem dúvida, a melhor marcha a seguir?.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- Educação Escolar, Pedagogia E Didática. In: Didática
- A Pedagogia No Século Xix
- A Educação Grega E A Pedagogia Grega
- Educação E Pedagogia Grega
- O Mérito Da Pedagogia Deweyana
- O Ensino Por Unidades Didáticas: Análise Da Experiência Do Colégio Nova Friburgo
- Educação, Instrução E Ensino. In: Didática
|
|
|
| |