Para entender o processo de interpretação de dados que são mediadores de objetivos traçados e que se pretende alcançar, é necessário conhecer o que é o ensino noturno e o que poderia ser. O ensino noturno é visto através de duas perspectivas diferentes: como um problema que necessita de uma solução ou como um fato ?natural? sem saída que ocorre frequentemente para os que dispõem de menos recursos econômicos. O curso noturno iniciou com classes de alfabetização, destinadas a quem a idade e a necessidade de trabalhar. Os locais onde ocorriam as aulas eram improvisados, os professores ganhavam uma gratificação baixa e, no decorrer do ano letivo, a freqüência dos alunos era cada vez menor. O objetivo de criar os cursos noturnos era para entender à continuação de estudos. Este é o mais recente e obedece a uma conjuntura social diferente. Com a intenção de achar uma solução para o ensino noturno, cada escola elaborou uma proposta, onde tinha por interesse conhecer as possibilidades dos alunos e planejar a modificação do processo de ensinar/aprender nesse período. As maiorias das propostas procuravam um meio diferente para ensinar os alunos, fazendo com que estes interessassem mais nas aulas.