|
|
Página Principal : Educação
Anísio Teixeira e a idéia de Escola Progressiva
Publicidade
As idéias relativas á perspectiva teórica da educação progressiva foram assimiladas por Anísio Teixeira durante seus estudos no Teachers College da Universidade de Columbia nos anos de 1920. Mais do que assimilada, esta perspectiva ganha com Anísio Teixeira feições mais realistas e maiores possibilidades de aplicação prática. Isto se deu em dois sentidos: 1) ao invés de tratar de uma ?Educação progressiva? em termos abstratos e circunscritos às esferas da discussão política e da especulação filosófica, identifica o ?lócus? em que a educação progressiva deve ser implantada, ao gerar a noção de ? escola progressiva?; 2) ao procurar adequar a ?educação progressiva? aos problemas da educação brasileira, utilizando como meio para tanto a ?escola progressiva?. Cabe, no entanto indagar: o que Anísio Teixeira entendia com esta noção de escola progressiva? Para este educador, a escola progressiva é aquela que prepara o homem para: ?o controle de si mesmo e do ambiente , a escola progressiva é a escola onde as atividades se processam com o máximo de oportunidades para essa ascensão (TEIXEIRA, 1967; p. 21)?. Nesta escola , os conteúdos escolares deveriam ter como principal característica o fato de que estes seriam selecionados de acordo com a própria vida do educando, distribuídos estes em centros de interesse, e seqüenciados a partir de projetos elaborados com o objetivo de agrupar, sistematizar e reorganizar a experiência do educando (KILPATRICK, 1972). Esta escola deveria ser o centro irradiador do progresso e do desenvolvimento nacional, e para ser implementada, isto iria requerer tal como será apresentado adiante, um esforço no sentido de fazer desta uma iniciativa de larga escala, no âmbito do (s) sistema(s) de ensino brasileiro(s). Partindo inicialmente, porém de uma experiência local de aplicação prática da educação progressiva em uma escola do mesmo tipo: a escola progressiva. Isto ocorre com a criação do Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque) em 1950 na Bahia.
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- A Educação Que Nos Convém (2)
- O Que Está Por Trás Da Escola De Tempo Integral
- As Dcnems E A Ética Da Identidade
- Biografia De Anísio Teixeira (3): O Pensamento Do Autor E Sua Importância Para Nós
- As Diretrizes Curriculares Nacionais Para O Ensino Médio (dcnems) E A Estética Da Sensibilidade
- Anísio Teixeira (personagem Central Na História Da Educação No Brasil)
- O Inep Na Gestão De Anisio Teixeira (1)
|
|
|
| |