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Escolarização e Camadas Populares: significação em pauta
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O tema ao qual dedico este trabalho é Escolarização e Camadas Populares. Tema este que vem exigindo uma maior compreensão por parte daqueles que pensam a escola e seus agentes. O presente trabalho traz uma reflexão sobre uma parcela ínfima das Camadas Populares que conseguem chegar ao Ensino Superior, uma vez que a literatura da Sociologia da Educação nos diz que em geral, os filhos das Camadas Populares não ultrapassam a conclusão do Ensino Fundamental. O fragmento de camada popular que elegi para esta pesquisa constitui-se de ??pobres urbanos?? (Sarti, 1995). Eles são estudantes de um Pré - Vestibular comunitário no município de São Gonçalo - RJ. Tento compreender como eles significam este tipo de escolarização e que tipo de estratégias desenvolvem para obter sucesso Escolar, ou seja o que os distingue dos demais componentes das camadas populares. Metodologicamente optei por este locus (Pré - Vestibular) por atuar lá como coordenadora e professora, logo não teria problemas para me inserir no grupo. Em relação aos instrumentos metodológicos para desenvolver a pesquisa, utilizei-me de: revisão bibliográfica sobre o tema, coleta de dados no campo de pesquisa, observação participante, conversas informais com professores e entrevistas com os alunos. A pesquisa é qualitativa e exploratória. Os resultados deste trabalho, após análise dos dados, é que este grupo constrói um ??trabalho escolar??( Portes,1996) que se constitui como sendo fator condicionante para o sucesso escolar do grupo. Este ??trabalho escolar?? consiste em incorporar as aspirações escolares das Camadas Médias como estratégia para superar o determinismo social de classe para as camadas populares apesar de não possuir o status econômico peculiar às Camadas Médias.
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